PhoneGap facilita desenvolvimento de aplicativos em HTML5

Por Redação Olhar Digital - em 01/02/2013 às 15h35

  • Android
  • Campus Party
  • Desenvolvimento
  • HTML5

Resumo: Em palestra na Campus Party, desenvolvedor elenca oportunidades para programadores a partir da plataforma PhoneGap

O HTML5 é vangloriado por muitos desenvolvedores, mas sua funcionalidade ainda é questionada em plataformas móveis. Uma alternativa para isso é o PhoneGap, framework de código aberto que permite a criação de aplicativos nativos com uso da nova versão do HTML.

A defesa da plataforma, que tem pouco mais de um ano, partiu de Diego Guimarães, palestrante desta sexta-feira na Campus Party. Entusiasta do software livre, o programador exaltou as vantagens do PhoneGap, um ambiente indicado a novatos e experientes na área.

O grande trunfo da plataforma, de acordo com Guimarães, é a facilidade de aprendizado. "O desenvolvimento é como qualquer site", diz. Isso dispensa longas horas de dedicação a sistemas mais complicados, como Java, e reduz custos do projeto.

Outra vantagem é a característica híbrida do PhoneGap. Seus aplicativos estão entre nativos e WebApps, agregando pontos vantajosos de ambos. "WebApps não conseguem acessar agendas, câmeras, etc. No Phone Gap isso é possível", exemplifica Guimarães. 

O programador ressalta que a plataforma é voltada a aplicativos de pequeno e médio porte, ainda que disponível para vários sistemas operacionais. Ele menciona o Untappd, programa relativamente popular criado a partir do PhoneGap. "É um aplicativo lento", alerta ele.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais