Que tal uma impressora de chocolate?

Por Redação Olhar Digital - em 05/07/2011 às 15h45

  • 3D
  • Impressoras
  • Tecnologia

Resumo: Até Willy Wonka ficaria espantado com o produto, criado no Reino Unido

Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acabaram de inventar a máquina dos sonhos de qualquer aficionado por doces: uma impressora de chocolate 3D que usa os conceitos de prototipagem rápida e fabricação auditiva e produz peças da gostosura em qualquer formato. A notícia é do Science Daily.

Uma tecnologia similar é usada na indústria de plástico e metal. O objeto em três dimensões é construído a partir da aplicação de sucessivas camadas de material, uma sobre a outra, para se ter o formato desejado.

“No futuro, esse tipo de tecnologia permitirá às pessoas desenhar e fabricar muitos outros produtos, como joalheria e objetos para casa. Eventualmente, nós poderemos ter muitos produtos, hoje fabricados em massa, substituídos por designs personalizados criados pelo cliente”, diz o Dr. Liang Hao, da Universidade de Exeter.



Como primeiro grande desafio, a pesquisa enfrentou o fato de o chocolate ser um material difícil de trabalhar por requerer ciclos precisos de aquecimento e resfriamento. A solução foi garantir que a camada de baixo já estivesse firme o suficiente para que a próxima fosse aplicada, formando a impressão 3D.

“Esta é uma aplicação criativa de duas tecnologias em desenvolvimento e um bom exemplo de como a pesquisa criativa pode ser aplicada para desenvolver novas ideias para a indústria e o varejo”, completou Hao.

A impressora ainda possui um aplicativo online para a criação de desenhos. Assim, os clientes podem escolher como querem seu chocolate. A máquina ainda não está à venda.


Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais