Raio laser mais poderoso já registrado pode fazer até chover

Por Redação Olhar Digital - em 16/07/2012 às 18h10

  • Ciência
  • Laser

Resumo: Equipamento tem altura equivalente a um prédio de dez andares e capacidade de transmitir 500 trilhões de watts

Um grupo de cientistas Laboratório Nacional Lawrence Livermore (EUA) criou um dispositivo, com altura equivalente a um prédio de dez andares, capaz de disparar o raio laser mais poderoso já registrado na Terra. Em 5 de julho, os pesquisadores dispararam simultaneamente os 192 feixes do equipamento, conseguindo transmitir nada menos que 500 trilhões de watts – mil vezes mais que o consumo de energia dos Estados Unidos no mesmo momento.

Um raio tão forte, mas tão forte, que é capaz até de fazer chover.

No ano passado, um estudo publicado na revista acadêmica Nature Communications, e citado pela Popular Science, mostrou que um raio laser de tamanha dimensão poderia ser usado para fazer chover artificialmente - embora a tecnologia atualmente ainda não esteja tão evoluída, sendo capaz de criar pequenas gotículas de água.

A técnica de chuva por laser usa um método chamado fotodissociação, que quebra os fótons em pequenos compostos, que por sua vez produzem os óxidos de ozônio e nitrogênio. Isso cria pequenas partículas de ácido nítrico, que se juntam às moléculas de água presentes no ar e criam a chuva.

O método é bem mais sustentável que os que estão sendo testados atualmente, como que insere partículas de iodeto de prata nas nuvens.

Além das pesquisas com a mudança climática, o equipamento também está sendo adaptado para criar energia através da indução de reações de fusão nuclear. Leia mais no site do Lawrence Livermore National Laboratory.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais