Review: fuçamos o Outlook.com, o 'novo Hotmail'

Por Leonardo Pereira - em 01/08/2012 às 16h08

  • Gmail
  • Google
  • Microsoft
  • redes sociais

Resumo: Conheça o novo produto da Microsoft, que pode ter chegado para abalar o mercado de e-mails

Apresentado pela Microsoft nessa terça-feira (31/07) como substituto ao Hotmail, o Outlook.com conseguiu alcançar o primeiro milhão de usuários em algumas horas. E merece o furor, pois ele veio com duas promessas importantes: acabar com a marca Hotmail, que nos últimos anos se tornou sinônimo de spam; e criar uma alternativa que realmente valha a pena em comparação com os concorrentes - principalmente o Gmail. O Olhar Digital testou a novidade e traz para você o que existe ali de interessante.

Há algo muito bom no novo serviço de e-mail da Microsoft: ele é limpo, mas não é aquele tipo de limpeza que simplesmente desaparece com tudo, a empresa organizou as coisas muito bem no Outlook.com. Ao acessá-lo, o internauta se depara com uma amigável tela branca e azul, em que pequenas interferências como o verde (que mostra status) e o preto (presente em alguns textos) soam agradáveis. E esse azul principal pode ser alterado, uma vez que há 12 opções de cores.

Seis links foram colocados no topo da página: o logo do Outlook.com (que só serve para levar à caixa de entrada); uma seta ao lado do logo que só aparece quando você passa o mouse sobre ela; um link para criar novos e-mails; um para ativação do chat; outro para configurações; e o último, para perfil (altera foto e status, por exemplo).

Essa seta invisível abre quatro opções: Email, Contatos, Calendário e SkyDrive. A área de contatos já aparece com o visual Metro que a Microsoft está adotando nos produtos novos como Windows, Office, Windows Phone e, agora, Outlook.com. O internauta pode pode unir ali gente do Twitter, Facebook, LinkedIn e Google - todos aparecem em uma lista à esquerda e, quando um deles é selecionado, a página traz inúmeras informações sobre a pessoa.

As áreas do Calendário e do SkyDrive fazem com que o internauta queira ver a Microsoft acelerar o passo rumo à atualização geral. Isso porque os dois produtos estão com o layout antigo - assim como praticamente toda a área de configurações.

Reprodução



Inovações


No grosso, o Outlook.com é um serviços de e-mails padrão: à esquerda ficam as caixas de entrada e de spam, rascunhos, itens enviados e a lixeira. No centro estão os e-mails e, à direita, uma barra em que devem ser acomodados os banners publicitários, mas que por ora abriga lista de amigos disponíveis e as mensagens de bate-papo. O link do chat fica discreto no topo à direita, e por ele pode-se falar com quem está online no MSN Messenger ou no Facebook.

Na aba da esquerda fica ainda uma das boas novidades do Outlook.com, a seção de visualizações rápidas. É uma área com separações inteligentes, como as três padrões que reúnem mensagens que contenham documentos, fotos ou que tenham sido sinalizadas. Mas é possível adicionar outras, conforme suas necessidades.
Página 1/2
<< < 1 2 > >>


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais