Review: Mountain Lion é a plataforma mais social dos Macs

Por Leonardo Pereira - em 26/07/2012 às 18h30

  • Apple
  • Facebook
  • Mac
  • redes sociais

Resumo: Liberado nesta quarta-feira (25/07), sistema operacional tem integração com Twitter, Facebook, Flickr e Vimeo
Mac OS X Mountain Lion

A versão 10.8 do sistema operacional usado nos Macs foi liberada para download na última quarta-feira (25/07), então instalamos o famoso OS X Mountain Lion por aqui para mostrar o que há de mais importante em meio às mais de 200 atualizações.  

Logo após o processo de instalação (que leva cerca de duas horas), o usuário já se depara com a primeira - e importante - novidade: o "bem-vindo" do OS X 10.8. A inicialização é a configuração do iCloud, que passa a estar disponível aos usuários de Mac. Isso significa que é possível compartilhar praticamente tudo entre produtos da Apple com a ajuda da nuvem.

Reprodução

As mudanças mais visíveis mostram que a companhia está incentivando uma nova experiência com o sistema, levando as pessoas a interpretarem o Mac como extensão dos dispositivos móveis. Tanto é que colocou nos computadores três aplicativos que antes só eram vistos no iOS: Lembretes, Notas e Mensagens. Com o primeiro, é possível criar alertas que serão exibidos em outros gadgets da maçã; se for no próprio Mac, o usuário fará uso de outra grande novidade: a Central de Notificações.

Reprodução

O Mountain Lion vem com uma barra lateral que exibe uma variação de notificações. Novos e-mails, lembretes, mensagens, compromissos marcados no Calendário, atualização de aplicativos... tudo aparece em um único espaço. Para conferir a lista de tarefas, basta clicar em um pequeno ícone localizado no canto superior direito da tela, então a Central de Notificações aparece empurrando a área de trabalho para o lado.ReproduçãoReprodução



Compartilhamento

A barra abriga o que talvez seja o maior destaque desta nova versão do OS X. Por ali é possível escrever tweets e, em breve, também haverá ligação com o Facebook (algo sobre o qual falaremos mais adiante). Podemos definir isso como grande destaque porque compartilhamento é a palavra que define bem o Montain Lion - por todo o sistema foram adotadas formas de se espalhar conteúdo.

Ao abrir o Finder, por exemplo, o dono da máquina nota a novidade de duas maneiras: há um botão "Compartilhar os itens selecionados" e, também, uma opção "Compartilhar" que aparece quando o clique direito é acionado sobre algo. O tipo de arquivo define a possibilidade de disseminação, como áudio e vídeo, que não podem ser mandados para o Twitter mas dá para enviá-los por e-mail, mensagens ou AirDrop.

No total, há opções de compartilhamento em nove aplicações, incluindo Safari (que agora está na versão 6), Photo Booth, QuickTime, Pré-Visualização e iPhoto. O usuário tem como trocar arquivos via e-mail, mensagens, AirDrop, Twitter, Vimeo, Flickr e, em breve, no Facebook. E o site de Mark Zuckerberg ganhou um belo destaque no sistema operacional.

Facebook

Haverá uma grande integração Facebook-Mac a partir de agora. A rede social terá uma série de recursos junto ao OS X 10.8. Ao se logar no site pelo sistema, o usuário leva todos os contatos para dentro do Mac e, com isso, as datas de aniversário passam a aparecer no Calendário.Reprodução

Como falamos acima, atualizações de status podem ser feitas diretamente pela Central de Notificações - assim como adição de fotos aos álbuns. E a barra lateral também mostrará atividades do site.

O Mountain Lion é definitivamente mais social que a versão anterior e a ligação com o Facebook veio para cobrir um buraco, já que os aplicativos para controlar a rede pelo Mac não são dos melhores. No caso do Twitter, uma integração que mostre a Timeline de forma eficiente é capaz de matar a aplicação oficial do microblog, que já funciona muito bem.

No geral, o sistema abriga mais de 200 novidades, por isso, se você resolver atualizar seu Mac, conte-nos quais recursos mais lhe chamaram a atenção.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais