Scanner cerebral ajuda as pessoas sobrecarregadas com o trabalho

Por Redação Olhar Digital - em 18/05/2012 às 09h15

  • Curiosidades
  • MIT
  • Tecnologia

Resumo: Aparelho desenvolvido pelo MIT consegue te dar uma força, em nível subconsciente, nos momentos em que você está cansado
escaner cerebral

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um aparelho para o cérebro que promete ajudar as pessoas a desenvolver certas atividades em nível subconsciente. Segundo o site Gizmowatch, o scanner cerebral, chamado de Brainput, analisa suas atividades mentais e consegue te dar uma força naqueles momentos em que você precisa estar alerta, mas já está cansado demais para trabalhar.

Para fazer testes, pesquisadores do instituto colocaram o scanner em um profissional que precisava guiar dois robôs simultaneamente, mudando constantemente o controle entre as máquinas, e se precavendo para que ambos não colidissem com a parede. Com um raio infravermelho, o scanner conseguia determinar o nível de atenção da pessoa e monitorava as ações cerebrais, armazenando estes dados em um computador. Quando os robôs começaram a se bater nas paredes, indicando uma falta de atenção do operador, eles conseguiam se ajustar automaticamente devido aos dados computados no momento de mais atenção.

Empresas como a Microsoft estão investindo fortemente em computadores com interações com humanos para que, no futuro, ambos possam conviver em harmonia. Os pesquisadores acreditam que os pilotos poderiam se beneficiar da tecnologia, que ajudaria os profissionais em momentos de estresse.

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais