Sites móveis mal construídos "sugam a bateria de seu smartphone"

Por Redação Olhar Digital - em 24/04/2012 às 07h58

  • Bateria
  • Celulares
  • Energia
  • Gmail

Resumo: Pesquisa mostra que sites bem elaborados, como o da Wikipedia, consomem 30% menos bateria ao serem acessados
Pesquisa mostra que site móvel do Gmail é o que menos consome energia de seu smartphone. O da Apple está entre os que mais "sugam bateria"

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, acaba de realizar uma pesquisa que aponta mais um motivo para que a bateria de seu smartphone acabe mais rápido. O estudo mostra que sites móveis mal construídos e desenvolvidos "sugam a bateria" de seu celular.

Os testes foram feitos usando um smartphone com Android. O site do Gmail, por exemplo, foi considerado o mais "verde", ou seja, o site móvel testado que menos consome bateria dos usuários. Isso, em grande parte, é devido ao uso do HTML ao invés do Javascript, que consome mais energia. Já o website da Apple saiu-se mal no teste, já que a empresa não tem uma versão otimizada para dispositivos móveis.

A pesquisa mostra que, se os desenvolvedores tomarem como base o design do site da Wikipedia, por exemplo, o consumo de bateria seria reduzido em cerca de 30%, sem que a experiência do usuário seja afetada: "Esperamos que a pesquisa demonstre a importância de se construir um site otimizado para dispositivos móveis. Sites que não o fazem podem acabar sugando a bateria dos usuários. Isso pode reduzir potencialmente o tráfego do site", diz o relatório, segundo o site da BBC.

Os pesquisadores dão dicas como usar imagens no formato "JPG" para que o site fique mais leve, ao invés dos "GIF" e "PNG", frequentemente usados. Outra dica: "Nossos experimentos sugeriram que usar links ao invés de Javascript reduz muito a energia de processamento para a página".



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais