Smartphones devem superar 1/4 do total de telefones no Brasil em 2012

Por Redação Olhar Digital - em 13/09/2012 às 16h00

  • Brasil
  • Smartphones

Resumo: Telefones inteligentes representarão mais da metade das vendas de celulares no país em 2015
smartphones

Os smartphones representarão mais de um quarto dos celulares vendidos no Brasil neste ano, e em 2015 mais da metade dos telefones móveis do Brasil serão inteligentes. É isso o que aponta um estudo feito pela consultoria IDC divulgado nesta quinta-feira (13/09).

Durante o primeiro semestre deste ano, 27,3 milhões de telefones celulares foram vendidos no Brasil. Destes, 6,8 milhões são smartphones. O crescimento dos aparelhos inteligentes foi de 77% em comparação com o mesmo período de 2011.

Enquanto isso, a venda de telefones básicos ainda é bastante superior à dos smartphones, mas está em queda. Foram vendidos 20,5 milhões dos chamados feature phones, mas, em comparação com o primeiro semestre de 2011, houve uma queda de 29% na comercialização deles.

"A tendência é que os smartphones ganhem cada vez mais espaço no mercado. De modo geral os fabricantes têm aumentado o portfolio de modelos focando mais esse tipo de dispositivo. Com o crescimento do mercado de smartphones há uma queda de preços e diferentes tipos de usuários têm a possibilidade de adquirir um telefone inteligente", explicou Bruno Freitas, analista de mercado da IDC Brasil.

A IDC acredita que as vendas de celulares no Brasil em 2012 serão inferiores ao ano passado. A expectativa é de que 62 milhões de telefones sejam comercializados - 8% menos do que ano passado.

O motivo é a queda nos feature phones, que devem ter vendas 21% menores do que ano passado. Enquanto isso, o crescimento dos smartphones deve chegar a 82% e eles podem representar 26% dos aparelhos vendidos no ano.

A consultoria ainda acredita que os telefones inteligentes representarão 57% do mercado em 2015 - ou seja, mais da metade dos consumidores irão atrás de smartphones dentro de três anos.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais