Starbucks adota novo modelo de pagamento via celular

Por Redação Olhar Digital - em 08/08/2012 às 13h12

  • Celulares
  • pagamento móvel

Resumo: A partir de agora, o cliente sequer precisa tirar o aparelho do bolso
Pagamento via celular

Começou nesta quarta-feira (08/08) o caminho do Starbucks para eliminar de vez o uso do dinheiro dentro de suas lojas. Foi anunciada hoje uma parceria com a Square, provedora de uma plataforma de pagamentos móveis que será implementada na rede, conforme noticia o New York Times.

Desde o ano passado os clientes norte-americanos do Starbucks conseguem comprar seus cafés por meio de um aplicativo próprio para smartphones, sendo que a rede processa mais de um milhão de pagamentos semanais dessa forma. Mas a tecnologia da Square permite que se vá além: o cliente não precisará tirar o celular do bolso, mostrar identificação ou sequer informar o nome para fazer pedidos.

Tendo o aplicativo da empresa instalado no celular, o consumidor só terá de mostrar um código de ativação uma única vez. A partir daí, sempre que visitar o Starbucks a loja receberá um sinal do aparelho via GPS e os dados da pessoa aparecerão na tela do caixa, junto com uma foto que servirá para identificá-la. Basta, portanto, fazer o pedido.

Nascida em 2010, a Square não tinha conseguido se desenvolver muito porque apenas pequenos comerciantes haviam adotado a plataforma. Além disso, seu funcionamento depende de muitos players - como lojistas, operadoras de cartão de crédito e de telefonia, bancos e fabricantes de celular.

Com a entrada do Starbucks no jogo, espera-se que o produto dê um salto. A rede de cafeterias investiu US$ 25 milhões na outra empresa - que recentemente foi avaliada em US$ 3,25 bilhões - e colocou seu executivo-chefe, Howard D. Schulz, no conselho.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais