Sua casa com luz 100% LED

Por Redação Olhar Digital - em 21/05/2012 às 16h12

  • colaborador
  • Iluminação
  • LED

Resumo: Saiba quando e onde a nova tecnologia é indicada
Lâmpadas LED Samsung 36 anos

Cláudia Antonelli*

O LED estimulou a curiosidade dos consumidores com sua chegada ao mercado. Mesmo sem conhecer muito da nova tecnologia, as pessoas começaram a querer saber onde poderiam utilizá-la, ainda mais sabendo que, atualmente, as casas já podem ter iluminação 100% em LED. Entretanto, juntamente com este processo, dúvidas por parte dos consumidores e instaladores vieram à tona, principalmente para saber quando a novidade compensaria financeiramente.

Grande parte das lâmpadas com tecnologia LED hoje, ainda que sejam mais caras a princípio, valem o investimento. Isso porque, apesar de custarem mais no início, consomem menos energia e produzem maior quantidade de luz (vide gráfico abaixo). Mesmo assim, é importante saber que existem locais onde a troca por um produto mais novo pode não compensar de imediato, sem contar que o tempo para retorno do investimento seja grande demais, não fazendo valer a pena a substituição.

Reprodução

Então, por onde começar?

No ano passado, o Governo Federal decretou que as lâmpadas incandescentes tradicionais deverão ser retiradas do mercado até 2016, quando precisarão ser definitivamente substituídas por outras. Com isso surgiu uma boa oportunidade para procurarmos alternativas mais modernas, como a lâmpada que utiliza a tecnologia LED, popularmente conhecida como LampLED. Este produto tem vida útil maior que os anteriores, além de consumir menos energia e produzir mais luz comparada com a tecnologia proibida. Excelente opção para quem se preocupa com o ambiente.

Outro lugar bacana para a troca ser feita é nos spots, espaços geralmente muito apertados e onde as LampLEDs destinadas a esses locais já conseguem ter um bom desempenho, muito por conta do seu pequeno tamanho com grande fluxo luminoso. Atualmente, os modelos mais usados nestes lugares são as chamadas dicróicas, que, aos poucos, vão dividindo seu espaço no mercado com a nova tecnologia.

Na iluminação decorativa, o uso de fitas de LED em locais onde até então era impossível iluminar por ser muito estreito também está se tornando comum. Com elas, conseguimos oferecer efeitos com a luz até então impensados, complementando a iluminação geral do espaço e destacando objetos de forma pontual.

É fato que cada vez mais os LEDs irão fazer parte do nosso cotidiano. A cada momento, novas lâmpadas com essa tecnologia são desenvolvidas e inseridas no nosso dia a dia com o objetivo de servir melhor o gosto do consumidor. Isso é ótimo, porém, é importante ficar atento ao momento certo de cada instalação, ou seja, saber o que já cabe ser colocado nos ambientes e o que pode esperar um pouco na hora de modernizar a iluminação de um lugar. Em resumo, é preciso saber não apenas como, mas quando e onde já vale a pena usar as novidades disponíveis no mercado.

* Cláudia Capello Antonelli é formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Marketing e é gerente de Produto da OSRAM



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais