Super-homem: smartphones poderão ver através de objetos, diz estudo

Por Redação Olhar Digital - em 19/04/2012 às 16h30

  • Câmeras
  • Celulares
  • Chip
  • Curiosidades

Resumo: Utilizando espectro eletromagnético e novo microchip, smartphones poderão "penetrar" em qualquer objeto, assim como raio-x
Superpoderes: smartphones poderão ver através de objetos, assim como Super-homem

Daqui à pouco, visão de raio-x não será mais exclusividade de Clark Kent, o Super-homem. Parece ficção, mas pesquisadores da Universidade de Dallas, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que mostra que smartphones poderão ver através da parede!

O estudo leva em conta dois pontos-chave. O primeiro é o uso de uma faixa não utilizada no espectro eletromagnético, ou seja, o comprimento da onde de energia, como faixas AM e FM no rádio ou as do aparelho de micro-ondas. Essa faixa, que é inacessível para o consumidor e é chamada de terahertz, fica entre as micro-ondas e os raios infravermelhos, o que permite que o aparelho "penetre" nos objetos, algo parecido com o raio-x, segundo o site da própria universidade.

Aqui, entra o segundo ponto-chave, que é um novo microchip. Ele usa a tecnologia CMOS (ou semicondutor de óxido metálico complementar, em PT-BR), um sensor que irá capturar o sinal de terahertz e criar as imagens através da parede.

Essa tecnologia também poderá reduzir o preço de lentes e o tamanho das câmeras de celulares: "O CMOS é acessível e pode ser usado para produzir muitos chips. A combinação do CMOS com os terahertz significa que você pode colocá-los em um celular e transformá-lo em um dispostivo que pode ver através de objetos e que cabe em seu bolso", diz Kenneth O, professor de engenharia elétrica e líder do estudo.

Em resultados práticos, a tecnologia pode ser usada para substituir os exames de raio-x na medicina ou até verificar notas falsificadas em lojas e bancos ou de documentos em cartórios. Mas, será que dá para ver através das roupas? E a privacidade? Bom, pode ficar tranquilo, já que a tecnologia só terá alcance de no máximo 10 centímetros.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais