Tablet da Microsoft não ameaça iPad e outros dispositivos, dizem analistas

Por Redação Olhar Digital - em 19/06/2012 às 15h50

  • Apple
  • iPad
  • Microsoft
  • surface

Resumo: Na visão de especialistas, empresa terá de vender o Surface por um preço muito inferior ao do iPad para competir no mercado de tablets

Os novos tablets da Microsoft não representam uma ameaça para o iPad da Apple, visto o pouco entusiasmo entre programadores para criar aplicativos para o novo sistema operacional Windows, disseram analistas.

A Microsoft apresentou sua linha de tablets Surface nesta segunda-feira (18/06), criando concorrência não apenas para a Apple, mas também para seus parceiros fabricantes de hardware, como Samsung Electronics e Hewlett-Packard.

"Ainda que os detalhes de preço não estejam claros, a Microsoft terá de vender por preço muito inferior ao do iPad se deseja ser competitiva", disse Peter Misek, analista da Jefferies à agência de notícias Reuters. O tablet Surface terá duas versões, uma acionada pelo Windows RT e baseada na arquitetura de chips usada na maioria dos demais tablets, e a outra, de melhor desempenho, usando o Windows Pro 8.

"O fator mais importante para o sucesso de um tablet é o ecossistema. Com base em nossas discussões com programadores, consideramos que a falta de entusiasmo da parte deles é preocupante", disse Misek. Ele estima problemas para os tablets Windows 8 na concorrência com o iPad, que oferece mais de 225 mil aplicativos, e, em menor dimensão, também diante dos tablets acionados pelo Google Android, como o Galaxy Tab, da Samsung.

A versão menor e mais leve do Microsoft Surface pretende concorrer diretamente com o iPad, e a segunda, mais pesada, tem como alvo a nova geração de notebooks de baixo peso, o que colocaria a empresa em concorrência com grandes fabricantes de computadores pessoais. Mas, vender duas versões do tablet nos mesmos canais de varejo confundirá os consumidores, segundo analistas da Jefferies, Forrester Research e ThinkEquity.

"Escolha é um princípio chave do Windows, mas escolha demais incomoda os consumidores", afirmou a Forrester Research. "A Apple compreende o fato e limita as opções do iPad quanto a conectividade, memória e cor".

Alguns analistas, por outro lado, acreditam que o uso de um teclado embutido na cobertura do aparelho, e uma política agressiva de preço, podem ajudar a Microsoft a ganhar mercado. "O teclado, um acessório simples, é o que torna o aparelho mais atraente, porque preserva uma interface tradicional que, em nossa opinião, muitos usuários apreciam. Além disso a capa protetora é algo que a maior parte dos usuários vai desejar", disse Walter Pritchard, analista do Citi.

Microsoft Surface

Depois de muito mistério, a Microsoft revelou na noite desta segunda-feira (18/06) Surface, um tablet que roda o novo sistema operacional Windows 8 e chega ao mercado de para tentar combater o líder iPad, da Apple. A grande novidade é que, ao contrário dos seus rivais, o dispositivo já virá com capa e teclado embutidos. Saiba tudo sobre o novo tablet clicando aqui.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais