Tecnologia pode ajudar a criar roupas com poder de computação

Por Redação Olhar Digital - em 28/11/2011 às 14h59

  • estudo
  • Pesquisa
  • Tecnologia

Resumo: Pesquisadores ingleses desenvolvem método que cria circuitos de grafeno que podem ser impressos, possibilitando roupas com computador

Imagine um futuro em que você não precise de smartphones, tablets ou computadores para se conectar à internet: basta vestir uma camiseta. É um mundo mais ou menos assim que está sendo desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que, recentemente, anunciaram avanços em pesquisas usando grafeno que podem permitir que as pessoas vistam seus computadores, segundo o Electronista.

Um método desenvolvido pelos cientistas permitiu a produção de circuitos de grafeno que podem ser impressos em diversas superfícies a partir de uma impressora a tinta.

O grafeno pode ser importante no desenvolvimento de roupas com computadores. Circuitos convencionais usam pequenos transitores e são mais lentos. Já a eletricidade conduzida em grafeno é muito mais rápida que em silício. No experimento feito em Cambridge, o grafeno impresso se mostrou mais rápido que os transitores tradicionais, e os pesquisadores acreditam que eles podem ser ainda mais eficientes no futuro.

Além de melhorar a velocidade, o estudo também pode ajudar na produção de computação transparente, assim como dar um jeito de acabar com a tradicional placa com circuitos.

A tecnologia ainda precisa ser refinada tanto para ser mais veloz como mais barata, e, por isso, ainda deve demorar para chegar ao mercado.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais