Teste a velocidade da sua internet aqui no Olhar Digital

Por Redação Olhar Digital - em 01/11/2012 às 13h00

  • Anatel
  • Internet
  • Olhar Digital
  • Velocidade

Resumo: Agora, as provedoras devem oferecer, no mínimo, 20% do que foi contratado em cada transmissão e 60% no desempenho. Faça sua aferição!
Medidor de velocidade do olhar digital

Entram em vigor nesta quinta-feira, 1, as novas regras estipuladas pela Anatel para monitorar a qualidade da banda larga móvel e fixa. 

Para te ajudar a aferir a sua velocidade de internet, o Olhar Digital disponibilizou um teste online que pode ser feito em alguns segundos. Na nossa página principal, clique em "Teste aqui sua conexão" e, então, clique em "Iniciar Teste".  

É importante lembrar que as provedoras agora devem oferecer, no mínimo, 20% do que foi contratado em cada transmissão e 60% no desempenho médio mensal. No caso da banda larga móvel, a taxa de queda do acesso não deverá ser inferior a 5%.

O comprometimento das empresas deverá crescer com o tempo. Em novembro de 2013, elas serão obrigadas a entregar o mínimo de 30% por transmissão e média de 70%. Um ano depois, a cobrança sobe para 40% e 80%, respectivamente. 

A advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Veridiana Alimonti explica que é possível pedir indenização caso sua aferição da velocidade esteja abaixo do mínimo estipulado pela Anatel. 

No entanto, é preciso verificar todas as condições que a Anatel determina como uma boa medição. Faça vários testes e, caso comprovado que você não está recebendo o mínimo estipulado, acione a empresa provedora, o Procon e, por fim, a própria Agência Nacional de Telecomunicações. 

Faça seu teste aqui no Olhar Digital e fique atento aos seus direitos como consumidor. Para fazer sua aferição, clique aqui.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais