Teste: você é viciado no Facebook?

Por Redação Olhar Digital - em 07/05/2012 às 16h10

  • Facebook

Resumo: Pesquisador norueguês elabora teoria relacionada ao uso constante da rede social
Facebook

Por que algumas pessoas desenvolvem uma dependência tão grande do Facebook? O Dr. Cecilie Schou Andreassen, da Universidade de Bergen, na Noruega, tem uma teoria. De acordo com o pesquisador, a dependência à rede social ocorre principalmente entre usuários mais jovens, e tende a seduzir aqueles mais ansiosos ou inseguros socialmente - provavelmente porque esse perfil de usuário tem maior facilidade em se comunicar via Facebook do que pessoalmente.

O TG Daily, responsável pela publicação da pesquisa, mostra que na outra ponta, pessoas que são organizadas e mais ambiciosas são menos dependentes do Facebook, já que usam o espaço como parte de seu trabalho e networking.

Andreassen também percebeu que mulheres têm mais chances de desenvolver essa dependência. "Como o Facebook virou algo muito presente em nosso dia a dia, é cada vez mais difícil entender esse limite. Os sintomas lembram muito aqueles da dependência química, como drogas e álcool", explica.

E você, é dependente do Facebook?

O Prof. Andreassen desenvolveu uma escala de dependência baseada em 6 critérios. Escolha uma resposta para as 6 categorias abaixo: (1) Muito raramente, (2) raramente, (3) Algumas vezes, (4) frequentemente e (5) muito frequentemente:

- você passa muito tempo pensando no Facebook ou em como utilizá-lo para alguma tarefa;
- você sente vontade de usar o Facebook sempre;
- você usa o Facebook para esquecer problemas pessoais;
- você já tentou diminuir o uso do Facebook, mas não obteve sucesso;
- você fica ansioso se não pode acessar a rede social;
- você usa tanto o Facebook que isso já te causou problemas no seu trabalho ou estudo.

Se respondeu "Frequentemente" ou "Sempre" em pelo menos 4 das 6 questões acima, é muito provável que você seja viciado no Facebook.

Qual foi sua pontuação?


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais