Usuários de Mac são alvo de hackers por causa do... Microsoft Office

Por Redação Olhar Digital - em 29/03/2012 às 16h59

  • Hackers
  • iOS
  • Kaspersky
  • Mac

Resumo: Por conta de uma brecha de segurança no software, hackers assumem controle total do produto da Apple
Novo malware ameaça usuários de Macs através de brecha no Microsoft Office

A AlienVault, empresa de segurança, descobriu um grande risco para usuários de computadores da Apple. A empresa alerta que os usuários de Mac podem se tornar alvos de hackers por causa de uma brecha que já existe há três anos no Microsoft Office para a plataforma.

Em um post no site de notícias da Kaspersky, outra empresa de segurança, Dennis Fisher conta que o malware consiste em duas partes distintas. A primeira é um documento do Word infectado e malicioso. A outra é alguma técnica que mantém o malware dentro dos computadores infetados, que copia dados para uma pasta específica, executando um script.

Para ter acesso à máquina, o hacker precisa enviar um arquivo de Word especialmente criado para o ataque contra a vítima. Esse texto contém uma carta endereçada à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, discutindo o aniversário da revolta tibetana contra a China. Quando o usuário abre o documento, o sistema do Mac passa a ser controlado, permitindo que o hacker faça o que quiser na máquina da vítima.

Com isso, há a possibilidade de visualização, mudança ou exclusão de dados e criação de novas contas com direitos de usuário. No último caso, aqueles que estipularam contas com menos direito serão menos impactados do que aqueles que colocaram direitos de administrador. Toda vez que o usuário ligar o computador, os comandos necessários para o controle remoto serão ativados.

Aqui, os cuidados de sempre são válidos: é preciso ter cuidado ao abrir documentos que você recebeu de desconhecidos e sempre manter seu anti-vírus atualizado.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais