Vai ficar mais difícil ignorar os vídeos do Facebook

O sistema de legendas automáticas do Facebook começou a operar de uma forma mais ampla, embora a empresa não tenha feito qualquer anúncio sobre a liberação da novidade. Quem notou a chegada do serviço foi o TechCrunch, para quem o Facebook disse ter começado a disponibilizá-lo em outubro passado.

O que o sistema faz é usar um software de reconhecimento de voz para sugerir legendas para os vídeos. O administrador da página pode, então, conferir se está tudo certo e editar o texto que contiver erros. Até então, só havia duas formas de incluir legendas: subir o arquivo separadamente ou incorporá-las nos vídeos antes de mandá-los para o Facebook.

O Facebook anunciou que tinha intenções nesse sentido em fevereiro de 2016, quando pesquisas internas mostraram que propagandas em vídeo tinham uma taxa de rejeição altíssima. Surgiu, então, a ideia de permitir a inclusão de legendas automáticas porque a presença do texto aumenta consideravelmente a aceitação do público. Fica à escolha do anunciante acionar o serviço ou não, mas a equipe da rede social recomenda que sim, já que as legendas chamam atenção e fazem com que os internautas parem ao menos por alguns segundos para entender o que está sendo transmitido.

Só que a rede social nunca chegou a comentar sobre a possibilidade de liberar a ferramenta para todas as páginas. Ficou a impressão de que as legendas seriam exclusividade dos anunciantes, o que agora se sabe que não é o caso. Mas, pelo menos por enquanto, a novidade só funciona com legendas em inglês.





RECOMENDADO PARA VOCÊ