Web 2.0 revela novos talentos

Por Redação Olhar Digital - em 14/01/2009 às 14h12

  • Comportamento
  • Matemática
  • Música

Resumo: Cientistas israelenses afirmam ter achado a fórmula do sucesso

Quer saber se você vai ser famoso no futuro? Isso já é possível.

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv desenvolveram um algoritmo que prevê quem serão os próximo superstars da música, com uma porcentagem de acerto extremamente alta: cerca de 30 a 50%, de acordo com o chefe da equipe, Yuval Shavitt.

A aplicação monitora os vídeos de música mais acessados dos repositórios de YouTube, DailyMotion e redes sociais como MySpace e Facebook, indicando quais são os cantores que andam bombando na web e disparando sugestões de candidatos a pop star. Segundo Shavitt, o algoritmo previu os sucessos de artistas como Soulja Boy e Sean Kingston dois meses antes deles escalarem o topo das paradas da Billboard, em 2007.

Shavitt afirma que seu algoritmo pode auxiliar gravadoras e produtores musicais a descobrir novos talentos, além de outras aplicações, como prever o próximo hit da TV ou do YouTube. De acordo com o pesquisador, a novidade “também pode ser aplicada a qualquer outra atividade humana documentada eletronicamente”, como fóruns políticos na Web.

 

Sucesso ligado à geografia

Enquanto outros métodos também obtiveram sucesso ao prever a ascensão da estrela da música Soulja Boy, o algoritmo de Shavitt é o primeiro a descobrir a popularidade do artista se baseando na geografia, uma técnica que ele afirma ter “roubado” do universo da propaganda.

“Nós utilizamos uma ideia semelhante à da propaganda, mas a teoria matemática por trás da descoberta é diferente, já que no nosso caso, existe apenas um local aonde o novo artista se torna popular”, afirmou.

Em 2007, durante nove meses, Shavitt e sua equipe analisaram a localização geográfica e pesquisas feitas em conjuntos de dados de usuários para descobrir o que eles buscavam para o futuro. Depois o algoritmo identificava os dados que cresciam muito em um período reduzido de tempo.

O crescimento exponencial de uma determinada região geográfica é a previsão mais confiável para o sucesso. Contudo, Shavitt afirma que embora o algoritmo possa ser aplicado a um variado número de gêneros e lugares, as melhores previsões virão dos gêneros musicais mais populares, em áreas geográficas bastante variadas.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais