Wikimedia lançará banco de dados colaborativo, o Wikidata

Por Redação Olhar Digital - em 02/04/2012 às 16h58

  • Banco de Dados
  • colaborador
  • Google
  • Microsoft

Resumo: Primeiro projeto da fundação desde 2006, o Wikidata será uma fonte comum de informações para melhorar a qualidade de artigos
Wikimedia quer lançar banco de dados colaborativo, o Wikidata

A seção germânica da Wikimedia Fundation, a Wikimedia Deutschland, anunciou que iniciou o desenvolvimento do chamado Wikidata, um banco de dados colaborativo. Este será o primeiro projeto da fundação desde 2006.

Assim, o projeto "fornecerá um banco de dados editado colaborativamente, e que estará disponível para o mundo". Segundo a própria fundação, a ideia terá como objetivo principal oferecer suporte para as mais de 280 edições do Wikipedia, para que haja uma fonte comum de dados estruturados e que poderão ser usados na enciclopédia. "Por exemplo, com o Wikidata, uma data de aniversário de uma pessoa de interesse público poderá ser usada em todas as edições da Wikipedia e só precisará ser mantido em um único lugar".

Com o Wikidata, será possível dar mais consistência e qualidade aos artigos da Wikipédia, além de disponibilizar mais informações às edições menores da enciclopédia digital. O banco de dados também irá diminuir os esforços dos milhares de voluntários que ajudam a manter o serviço no ar.

O desenvolvimento do Wikidata será feito em três fases. A primeira centralizará os links dentre as diferentes versões do Wikipedia em apenas um lugar, com previsão de finalização para agosto de 2012. Já na segunda fase, os dados do Wikidata poderão ser usados pelos editores, que poderão adicionar mais informações ao banco. Essa fase tem previsão para ser finalizada em dezembro de 2012. E, a última fase irá permitir a criação automática de listas e gráficos com base nos dados do banco, fechando a fase inicial de desenvolvimento do Wikidata.

O Allen Institute for Artificial Intelligence, fundado por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, investiu 1,3 milhão de euros (cerca de R$3,1 milhões) no Wikidata. ¼ do investimento inicial foi feito pela Gordon and Betty Moore Foundation e o resto, pelo Google.

A Wikimedia Deutschland será responsável pelo desenvolvimento inicial. Após concluído, a parte de manutenção e operação ficará a cargo da Wikimedia foundation, em março de 2013.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais