Hospitais usam realidade virtual em tratamento de pacientes

A realidade virtual é considerada a nova evolução para os consoles de videogame. Mas, mais do que divertimento, a tecnologia está sendo usada em hospitais para auxiliar no tratamento de pacientes.

A abordagem, que ainda é nova e em caráter experimental, pode ser um tratamento eficaz desde aumentar a tolerância a dor até auxiliar pacientes com depressão e Alzheimer.

A ideia é que a dor, por exemplo, pode ser aliviada através da manipulação da forma como a mente humana funciona: quanto mais se concentrar na dor, pior a pessoa se sente. Inundar o cérebro com uma sobrecarga estímulo sensorial como com a imersão em um mundo virtual pode reduzir a capacidade do cérebro de processar a dor.

Estudos feitos em hospitais especializados em queimaduras mostraram que as pessoas internadas relataram menos desconforto. Além disso, ressonâncias magnéticas dos cérebros dos pacientes confirmaram que eles realmente sentiram menos dor.

Ainda assim, é preciso mais pesquisas sobre a eficácia da terapia com realidade virtual. Brennan Spiegel, diretor de pesquisas no hospital de Los Angeles, está prestes a começar um estudo sobre muitos mais pacientes. Até agora ele experimentou uma série de reações, como os pacientes mais velhos serem menos abertos ao método que os mais jovens.

Via Bloomberg





RECOMENDADO PARA VOCÊ