Parceria entre Hyundai e Google permitirá controlar carros com a voz

Durante a CES 2017, a Hyundai anunciou uma parceria com o Google para seus carros inteligentes que possibilitará o uso do assistente doméstico Google Home para controlar diversos aspectos dos veículos da montadora.

A parceria funcionará graças ao serviço Blue Link, da Hyundai. Trata-se, justamente, de um recurso dos carros que permite que alguns de seus controles sejam ativados remotamente. Assim, os donos de um Google Home poderão usar o assistente doméstico para ligar ou desligar o motor ou os faróis do carro, ou trancar e destrancar as portas, entre outras funções.

Também será possível, por exemplo, fazer uma busca por locais no Google Home. O dispositivo poderá localizar um endereço e enviar essa informação para o carro. Assim, quando o usuário entrar no veículo, o mapa com a rota para o destino desejado já estará carregado no painel.

Futuro promissor

Essa, segundo o The Verge, será a primeira integração oficial de um carro e um assistente doméstico. Já era possível fazer algo semelhante "hackeando" um Alexa, da Amazon, e o recurso da Hyundai também já funcionava com smartphones e relógios inteligentes.

Isso pode apontar para um futuro em que será possível controlar o carro pelo celular, ou fazer como o James Bond e chamar o carro com o relógio. Bastaria, para isso, coordenar algum tipo de integração entre os dispositivos e um carro com recurso semelhante ao Autopilot, da Tesla.





RECOMENDADO PARA VOCÊ