Adesivo fecha buraco no coração sem cirurgia; veja como

Links:
Adesivo para o coração (2)
Novo catéter
Adesivo para o coração

Pesquisadores de quatro renomadas instituições médicas da Boston, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica inédita para fechar buracos no coração sem a necessidade de uma cirurgia invasiva. É a tecnologia mais uma vez em favor da humanidade.

Um catéter equipado com luz ultravioleta e levando um adesivo biodegradável é introduzido nas veias do paciente e guiado até o coração. Uma vez que chega ao seu destino, o dispositivo ativa o revestimento adesivo, inflando uma espécie de balão e reparando os buracos. A luz ultravioleta ativa a cola do adesivo na parede do coração. Por fim, o médico esvazia os balões e remove o catéter.

As vantagens são grandes: o coração não precisa parar de bombear sangue para ser reparado e o seu tecido não precisa ser cortado, o que pode evitar complicações e tornar o procedimento mais simples. Com o tempo, por ser biodegradável, o adesivo se dissolve e simplesmente desaparece, não deixando qualquer material estranho no corpo.

No ano passado, cardiologistas do Hospital Infantil de Boston anunciaram a criação do remendo adesivo inovador para selar buracos no coração. Agora a técnica através do catéter é mais uma revolução na medicina graças ao avanço da tecnologia.



RECOMENDADO PARA VOCÊ