Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 29/07/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/antivirus-gratuitos-testamos-os-melhores-produtos-do-mercado/28011" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Antivírus gratuitos: Testamos os melhores produtos do mercado

  • Antivírus


Chegou a hora que muitos dos usuários do Olhar Digital esperam: qual a melhor versão de antivírus gratuitos de 2012? Os cinco competidores desse Laboratório foram escolhidos pela comunidade do
Olhar Digital.com.br: foi a nossa turma online que votou em enquetes e participou via redes sociais da escolha dos cinco softwares que analisamos. São eles: AVG Antivírus 2012, Avast Free Antivirus 7.0, Avira Antivir Personal 12.0, Microsoft Security Essentials 4 e o Comodo Antivírus
5. Vamos aos testes! Como sempre, contamos com as análises feitas pelo expert Wellington Watanabe Filho, do time da Bugbusters.

Primeiro, é importante uma observação: os testes refletem a situação de momento desses antivírus. E os resultados podem variar bastante a cada atualização. Além disso, outros fatores – como configurações feitas pelos usuários – podem alterar significativamente os resultados.

Eficácia

O primeiro item da nossa avaliação é também o que todos nós mais prestamos atenção: qual antivírus foi mais eficiente na hora de identificar e remover as pragas virtuais? Levamos em consideração, também, a capacidade de cada software identificar lugares perigosos na internet, como sites que fazem parte de listas negras.

A boa notícia é que nesse quesito todos os antivírus analisados se saíram bastante bem. As diferenças foram bem pequenas entre eles. Porém, quem se deu melhor foi o produto da AVG. Ele foi o mais eficiente na remoção dos malwares, na varredura do sistema e na proteção em tempo real. Em segundo lugar ficou o Antivir, da Avira, seguido de perto pelo Comodo. Fechando a fila vieram o Avast e, por último, o Microsoft Security Essentials.

Desempenho

De nada adiantaria ter um antivírus que não deixa passar nenhuma praga, mas que demora horas para varrer seu sistema. Nesse quesito, o AVG se deu bem novamente. Foi dele o tempo de escaneamento mais rápido, e também foi ele quem menos interferiu no uso do computador de modo geral. A segunda posição ficou com o Avira. Em terceiro lugar veio o Avast – que perdeu pontos pelo tempo de escaneamento maior. Na lanterna chegaram o Comodo – que foi o que mais teve impacto para usuário. O antivírus da Microsoft foi quem apresentou o maior tempo de escaneamento da máquina.

Consumo de recursos

Aqui, avaliamos o quanto esses antivírus demandam do computador para cumprir suas funções. E, nesse quesito tivemos uma virada. O mais leve deles foi o Microsoft Security, mas ele dividiu o
primeiro lugar com o Comodo. O Avast ficou em segundo lugar, seguido de perto pelo Avira. Por último, chegou o AVG.

Interface

Para essa edição do Laboratório Digital, mudamos um pouco o critério de avaliação e, agora, levamos em conta não apenas a facilidade de uso, mas também a quantidade de recursos adicionais de cada software. Dito isso, quem se deu bem foi o Avast. Ele ganhou pontos por conseguir organizar muitas funcionalidades usando uma interface agradável e clara. Em segundo lugar num empate técnico ficaram Comodo e AVG. Na lanterna, outro empate técnico entre o Microsoft e o Avira, que oferecem menos recursos adicionais que o restante da turma.

Instalação

Aqui, avaliamos a facilidade de instalar o antivírus na máquina. Quem se deu melhor foi o Microsoft Security. Todo o processo dele é controlado pelo Windows, o que facilita a instalação. Em seguida,
vieram o Avira e o Avast, ambos com um processo também simples de instalação. Já o Comodo apresenta um inconveniente nessa hora: depois de instalar, você vai ter de esperar uma atualização grandedo software, o que torna o processo bem mais lento. Dividindo a lanterna com o Comodo, temos o AVG. Apesar da instalação rápida e fácil, você vai precisar prestar atenção na configuração original dele, que não analisa todos os tipos de arquivos que poderia.

Conclusão

O grande vencedor desse Laboratório é o AVG Antivírus Free Edition 2012. Ele é a escolha do Olhar Digital. O AVG chegou na frente principalmente porque foi o mais eficaz no bloqueio e na remoção de vírus. E fez isso no menor tempo. Poderia consumir um pouco menos de recursos da máquina, é verdade, mas, pelo menos usou esse consumo em favor da velocidade e da eficácia. Em segundo
lugar na pontuação geral, ficou o Avast, com um bom desempenho, baixo consumo de recursos da máquina e a melhor interface, com vários recursos adicionais. No terceiro lugar, um empate entre o Avira e o Comodo. O Avira foi melhor no bloqueio e remoção de vírus, mas o Comodo se deu melhor no consumo de recursos, interface e funcionalidades adicionais. Por último, o Microsoft Security Essentials. Ele foi quem apresentou a menor eficácia. Também deixou a desejar em desempenho e recursos adicionais. Se você quiser usar o Microsoft, vai precisar instalar outros mecanismos de defesa para alcançar o mesmo nível de proteção dos outros antivírus testados aqui.

Como sempre, fica nosso convite para que reveja esse comparativo nos link acima. Tire suas dúvidas e leve a melhor proteção para o seu micro. Acima você também encontra os links para o download gratuito de todos esses antivírus. Acesse e proteja-se!

Página 1/198
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas