Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 15/01/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/ces-2012-quais-as-principais-novidades-em-tvs-conectadas/23586" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

As novidades no mundo das TVs conectadas

  • LG
  • Panasonic
  • Samsung
  • sensor
Vídeos relacionados
Ver todos


Se depender do que foi mostrado aqui na CES, televisão que não se conecta à Internet é coisa do passado. Não importa o tamanho ou a marca. Centenas de aparelhos finos e de imagens super cristalinas se espalharam pelos estandes das principais fabricantes mundiais. Para citar apenas algumas, Samsung, LG, Toshiba e Panasonic construíram estandes gigantescos, em que a televisão é o centro das atenções.

Mas, você pode se perguntar: o que há mais para inventar para a televisão? Todas já são finas, têm níveis de contraste cada vez maior e cores mais e mais precisas. E, agora, todas têm acesso à Web... Mas, é aí que elas se diferenciam uma das outras.

Na hora de juntar televisão e internet, cada fabricante aposta num jeito diferente para controlar a TV. A Panasonic resolveu criar um tipo de mouse. Ele tem um superfície que parece um touchpad, que lembra os touchpads de notebooks. Você desliza os dedos para controlar o cursor. Ao apertar o botão, o cursor clica na área selecionada e pronto. Pode parecer legal, mas, na verdade, achamos essa a solução mais fraquinha.

Mas, a própria Panasonic apresentou outra solução, e bem melhor! Eles criaram um aplicativo que você baixa no smartphone ou no tablet. A partir daí, fica fácil controlar a televisão. E são vários os recursos. Esse é um dos jeitos mais legais que vimos por aqui para trafegar entre os canais de TV comuns e as páginas da Internet. O aplicativo funciona com qualquer smartphone ou tablet Android ou da linha da Apple.

Na LG, uma das grandes novidades é a adesão à plataforma do Google. Agora, alguns modelos da fabricante coreana são controlados por uma das versões do Android. São as chamadas Google TV. Quando o Google resolveu entrar na indústria de TVs, apenas a Sony fabricava as Google TVs. Agora, LG e Samsung embarcaram na onda. Ou seja, a Google TV deve ganhar impulso forte em 2012 e pode começar a atrair mais participação de mercado.

Voltando ao exemplo da LG. A TV coreana controlada pelo Android foi uma das melhores experiências de TV conectada que vimos por aqui. O controle remoto evoluiu, mas manteve a mesma lógica que já havia sido mostrada no ano passado: ele funciona como uma espécie de controle do videogame Wii. Você aponta para tela e o movimento que você faz com ele é reproduzido na TV. A novidade é que, agora, do outro lado do controle, você tem um teclado, que ajuda na hora de digitar os endereços da internet ou na hora de fazer buscas online.

Mas, a mais interessante experiência de TV conectada que nós vimos foi a da Samsung. O aparelho ainda é protótipo, mas começa a ser vendido aqui nos Estados Unidos ainda esse ano. Nos acotovelamos numa salinha pequena onde foi feita a demonstração. A exemplo da LG, esta TV da Samsung também é controlada pelo Android. Só que ela dispensa o uso de controle remoto! O aparelho responde a ordens de voz.

A câmera no alto da moldura reconhece também gestos. Quando você fecha a mão, a TV entende como uma ordem para clicar, por exemplo. Fazendo outros movimento, você troca de canal, ou aumenta o volume. Bem bacana! E, o reconhecimento de voz funciona muito bem.

A Samsung diz que esses televisores já estão prontos para reconhecimento de voz em 23 idiomas, inclusive em português. Então, é esperar para a novidade chegar. Essa é realmente uma maneira nova de controlar a TV e de juntá-la ao universo da Internet.
Página 1/198
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas