Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 15/01/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/ces-2012-veja-quais-foram-os-principais-lancamentos-no-mundo-das-4-rodas/23575" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Automóveis conectados e inteligentes: veja o que há de novo no mundo da 4 rodas

  • Automóveis
  • carro
  • Carros conectados
  • CES 2012
Vídeos relacionados
Ver todos


As formas chamam a atenção. E, as marcas são reconhecidas mundialmente. Mas, aqui na CES, dificilmente você vai ouvir o ronco dos motores possantes, ou vai ouvir falar de câmbio ou suspensão. Aqui, o mundo dos carros se encontra com o mundo da tecnologia para oferecer aos passageiros mais e mais recursos de entretenimento e localização.

No Brasil, quem compra um carro da Ford top de linha vai encontrar um sistema de entretenimento a bordo. Ele é fruto de uma parceria entre a montadora e a Microsoft. No painel sensível ao toque, o usuário tem acesso a rádio via satélite – algo que não temos no Brasil – sinal de TV digital e GPS. O legal é que todos esses comandos podem ser acionados por voz. Mas, ao contrário do que pode parecer, esse não é um carro conectado. Pelo menos não na nossa concepção. Esses carros não se conectam a nenhuma rede celular sozinhos. Você pode, sim, acoplar o seu telefone a eles e, a partir daí, ter acesso à Internet. Mas o carro sozinho não.

Para nós, exemplo de carro conectado é esse, da alemã Audi. Os recursos oferecidos são bem mais amplos com a conexão. Esse é um protótipo que usa as redes 4G aqui nos Estados Unidos. Mas, já estão à venda carros que se conectam às redes 3G. Com essa ligação, dá para usar mapas e fazer buscas em tempo real. O melhor: usando comandos de voz. O demonstrador localiza um restaurante, pede ao carro para procurar uma loja da rede Starbucks. Nesse intervalo de tempo, o carro se conecta à Internet, faz a busca no Google e traz as opções, já localizadas no mapa.

E dá até para ver a imagem do lugar onde você quer ir, pelo Google Street View. E, tem mais: o próprio automóvel gera uma rede Wi-Fi, que oferece acesso a todos os ocupantes. Ou seja, os passageiros podem estar conectados, usando computadores ou smartphones com acesso à Internet. Agora você entendeu por que achamos que esse é realmente um carro conectado.
Página 1/198
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas