Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 24/10/2010 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/casa-100-sem-fios-elas-ja-estao-bem-perto-de-voce/14457" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Casa 100% sem fios: elas já estão bem perto de você

  • automação
  • Internet
  • IP
Vídeos relacionados
Ver todos


Links da matéria:


A Internet começa a ensaiar passos para uma nova revolução. Hoje, todo computador que se conecta à rede recebe um número que o identifica – é o chamado número IP. Em breve, todos os aparelhos eletrônicos estarão conectados à Web – e cada um deles terá o seu IP – ou seja, o seu endereço. Isso é o que os técnicos estão chamando de "internet das coisas"...
As primeiras mudanças que a Internet das coisas vai trazer estão dentro de casa. Automatizar as residências vai ficar muito mais fácil.

Esta é uma das tecnologias aplicadas na automação de residências. Com ela, você pode enviarcomandos para diversos aparelhos com um único controle remoto. E, com a ajuda da internet, você pode controlar qualquer equipamento da sua casa – não importa onde você esteja.

"A gente tem várias opções: podemos controlar via telefone celular, computador, iPad, iPod... Praticamente, qualquer device que possua acesso à internet", afirma Pedro Braida, diretor de tecnologia da Z-Wave, empresa de automação doméstica.

Ou seja, se você estiver no trabalho e quiser saber o que está acontecendo na sua casa, é possível! O exemplo clássico é de câmeras que podem ser acompanhadas à distância. E esse tipo de automação não ajuda apenas na segurança. "A gente consegue ter uma economia entre 20 e 30% de energia na conta do fim do mês", completa Pedro.

Mas o grande problema de ter tudo conectado à internet é que os números de IP estão acabando. O IP é como se fosse a "identidade" digital de cada aparelho que tem capacidade de se conectar à web. E acredite se quiser, algumas previsões indicam que já no início de 2011 não vai mais haver identidades disponíveis!Para resolver o problema foi criado o protocolo iPV6 que vai substituir o atual IPV4. Com o novo método, milhões de novos endereços vão poder ser alocados para cada assinante de serviços de Banda Larga. Com isso, será possível associar um número práticamente infinito de dispositivos à rede.

Você viu que controlar tudo à distância está cada vez comum.No Olhar Digital.com.br, você encontra uma série de reportagens sobre casa automatizadas, redes Wi-Fi e os sistemas de IP. Tem até uma matéria que explica tim-tim por tim-tim o que é o iPv6 – o novo padrão da Internet. Acesse e confira!
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas