Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 30/10/2011 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/comparativo_qual_e_a_melhor_camera_fotografica_digital_a_um_preco_acessivel/21755" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Comparativo: qual é a melhor câmera fotográfica digital a um preço acessível?

  • Câmeras
  • Compras
  • Fotografia
  • Fotografia digital


Para começar, uma coincidência: todas as máquinas têm resolução de 14 megapixels. As avaliadas são a Canon Powershot A2200, Panasonic Lumix FH2 e a Kodak Easyshare C1530.

O primeiro teste prático foi o da função Macro. Sim, todas as três oferecem esta opção. Maurício escolheu a Canon como vencedora nessa categoria: "Foi a que eu consegui foco e mais proximidade. Ela chegou a cerca de 3 cm do objeto. A função macro é essa: chegar mais perto do objeto", diz.

Ainda antes de avaliar tecnicamente a lente de cada uma, testamos o Zoom. Detalhe: optamos por avaliar apenas o zoom óptico, aquele proporcionado pelo conjunto de lentes. Todas oferecem também zoom digital, mas esse recurso normalmente compromete a qualidade da imagem. Panasonic e Canon têm zoom de até 4 vezes, enquanto a Kodak, apenas 3 vezes.

Maurício escolheu a Panasonic como ganhadora nesse quesito, por causa do estabilizador de imagem que ela possui. Então, mesmo que você use o zoom, ela consegue segurar aquela tremida da mão do fotógrafo.

Não importa se a câmera é amadora ou profissional, a qualidade óptica da lente é o que faz a diferença. A Canon tem uma lente própria, a Panasonic tem a famosa lente Leica, que é uma lente bem conceituada no mercado, e a Kodak tem uma lente fabricada pela própria empresa. Nesse quesito, elas se assemelham. As 3 lentes são parecidas. Porém, Maurício diz que daria um pouco mais de crédito à Leica, da Panasonic.

As três máquinas são bem pequenas, portáteis e leves. Mas, um detalhe fez toda a diferença na hora de comparar os equipamentos do ponto de vista das dimensões.

Nenhuma das câmeras testadas possui memória interna. O modelo da Kodak vem com um cartão SD grátis de 2GB e a Panasonic oferece um card de 4GB. Já a Canon foi a única que não trouxe cartão de memória incluso na caixa – um ponto negativo, já que além do preço da máquina, você vai ter que se preocupar em adquirir um cartão na hora da compra.

A autonomia da bateria é um fator bastante relevante na hora de escolher sua câmera. Aqui todas são mais ou menos equivalentes. Com uma carga, suportam, em média, 250 cliques. Mas tem outro detalhe importante nessa história.

"A Canon e a Panasonic funcionam com baterias de lítio. Porém, a Kodak funciona com pilhas, que podem ou não ser recarregáveis. Nesse ponto, Panasonic e Canon saem na frente, por fornecerem as baterias e carregadores", diz o fotógrafo.

Todos os modelos comparados também gravam vídeos e cada uma traz funções peculiares, como, por exemplo, a função de foto panorâmica, efeitos divertidos e escolhas de presets de cenas, como retrato, paisagem, festa, praia e por aí vai... Neste ponto, vale experimentar e ver o que mais agrada. São funções extras que não acabam mais nos três modelos. O ponto positivo aqui ficou com a Kodak.

A Kodak tem um ponto muito interessante, que para o público amador é legal: é o EasyShare, que é a facilidade de passar a imagem da câmera, via cabo, para uma rede social. Ela dispensa o uso de ter que baixar as imagens para o computador e depois entrar na rede social e fazer o upload. Isso demandaria um tempo bem maior.

Nas análises do Laboratório Digital, esse é um item super importante: preço! As três câmeras são bastante equivalentes, mas os preços sugeridos são bem diferentes. Enquanto os modelos da Kodak e da Panasonic são vendidos por algo em torno de R$300, o modelo da Canon custa quase 50% mais caro: R$450!

Somando os prós e contras, a escolha do Olhar Digital entre as câmeras mais acesssíveis ficou com a Panasonic, a Lumix. Ela venceu, principalmente, por ter um corpo mais robusto e pela qualidade da lente Leica.
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas