Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 25/03/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/qual-o-melhor-modelo-de-smartphone-de-entrada-nos-descobrimos-para-voce/25048" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Comparativo: qual o melhor modelo de smartphone de entrada?

  • LG
  • Mobilidade
  • Motorola
  • Nokia
Vídeos relacionados
Ver todos


Design:Começando pela aparência, há boas diferenças entre eles. O Nokia traz um teclado físico, o que confere ao modelo uma visual bem diferente dos outros dois. O Motorola e o LG não têm teclado físico e, assim, optam pelo popular desenho do tipo "barra de chocolate". A diferença fica por conta dos cantos mais arredondados do Motorola, e as linhas mais retas do LG. Nós, aqui do Olhar Digital, temos uma queda pelas linhas retas do LG, mas, como gosto não se discute, não atribuímos uma nota a esse quesito.

Sistema operacional: Se a aparência é questão de gosto, não dá para dizer o mesmo do sistema operacional, que é o software que controla as funções dos aparelhos. Aqui, uma diferença grande. Os modelos da LG e da Motorola são controlados pelo Android na versão 2.3 – um das mais recentes. Já o Nokia é controlado pelo S 40, um sistema operacional bastante estável, mas que peca pela falta de evolução em alguns quesitos.

Uma das diferenças, por exemplo, é na hora de navegar pela internet. O S 40 tem mais dificuldade de interpretar alguns tipos de arquivo da Web. Por exemplo, vídeos. Enquanto o Motorola e o LG deram "play" numa boa nos vídeos do Olhar Digital, o Nokia não conseguiu reproduzir nada. Fizemos o mesmo teste com os vídeos do nosso parceiro, o UOL, e nada. Para assistir a vídeos no Nokia, só usando o aplicativo do YouTube... Para completar, a tela do Nokia é a que tem menos resolução: 320x240 pixels. Já os outros dois trazem 480x240 pixels. Isso significa mais nitidez das imagens. Nesse quesito, o vencedor foi o aparelho da LG: foi na tela dele que vimos as imagens com mais cores, mais nitidez e mais brilho.

Outro ponto em que os Androids levam a melhor é nos mapas. O programa de mapas da Nokia é bastante eficiente. Mas, nós continuamos a preferir o do Google. Para completar, o modelos da Motorola e da LG vêm com GPS, enquanto o da Nokia não.

Câmeras: Smartphone que se preza tem que ter uma boa câmera. E, nesse item, os 3 modelos oferecem boas soluções. É verdade que o LG e o Motorola trazem câmeras com 5 megapixels, enquanto o Nokia oferece 3.2. Aliás, nesse capítulo das câmeras, quem levou a melhor mesmo foi o Motorola, o único dos 3 modelos a oferecer uma câmera frontal – que pode ser útil para videochamadas usando o Skype, por exemplo.

Teclado: Como já dissemos no começo, o Nokia é o único que oferece um teclado físico. Mas, a tela dele também é sensível ao toque. Uma combinação interessante, que agiliza o envio de mensagens, por exemplo. Os outros dois têm apenas os teclados virtuais. E, aqui, a LG leva a melhor. O teclado do Optimus é mais preciso que o Motorola, e tem atalhos mais lógicos.

Processador: Empate entre o Motorola e o LG. Ambos usam um processador com velocidade de 800 Megahertz, que segura bem a onda para a maior parte dos aplicativos. O processador da Nokia é o mais veloz, cravando 1 Gigahertz. De fato, ele é bem rápido mas - de novo -, o sistema operacional defasado acaba diminuindo seu brilho.

Conexões: Os 3 modelos são compatíveis com as redes 3G. Além disso, os 3 oferecem conexão Wi-Fi no padrão "n" – que é o mais recente. Também vêm com conexão Bluetooth. No caso do Motorola e do LG, é possível transformar o telefone num roteador. Com essa função, eles criam uma rede sem fios e você pode conectar outros aparelhos a eles para navegar pela internet.

Preço:Esse item muitas vezes decide as disputas no Laboratório Digital. Não foi o que aconteceu dessa vez. O modelo mais barato é o da Nokia. Encontramos o aparelho por R$429. O Motorola e o LG empataram nesse quesito, com etiqueta de preço em R$660. É bom lembrar que esses são valores dos aparelhos desbloqueados. Eles podem variar quando você compra da operadora, dependendo do plano de serviço.

Conclusão: A batalha foi meio desigual. O aparelho da Nokia – apesar de ser mais barato – ficou atrás dos outros dois muito em função do sistema operacional defasado, o que fez com que ele saísse da disputa logo nos primeiros rounds. Entre LG e Motorola, as diferenças foram sutis. Os dois têm o mesmo sistema operacional, têm câmeras parecidas e preços similares. O Motorola leva vantagem por trazer duas câmeras, enquanto o LG tem apenas uma. Mas, o LG tem uma tela melhor e um touch screen mais preciso. Assim, a escolha do Olhar Digital entre os smartphones de entrada termina em empate técnico. Se você quer usar videochamadas, sua escolha é o Motorola. Se a qualidade da tela e a precisão do touch screen fazem mais diferença, o indicado é o da LG.

Últimas notícias
Ver todas