Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 24/06/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/comparativo-qual-melhor-notebook-de-entrada-do-mercado/27319" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Comparativo: qual é o melhor notebook de entrada do mercado?

  • HP
  • Lenovo
  • Notebooks
  • Samsung


Uma das dificuldades na hora de analisar computadores é a profusão de modelos diferentes, na mesma faixa de preço. E, a contar pela descrição dos fabricantes, todos são sempre ótimos em tudo. Mas, nós sabemos que a história não é bem assim... Para esse Laboratório, decidimos olhar primeiro para a etiqueta do preço. Estabelecemos um limite mínimo de mil reais e máximo de dois mil reais. Por que esses valores? Você até encontra algumas boas ofertas abaixo de mil. Mas, as máquinas em geral deixam a desejar em algum quesito. Acima de dois mil reais, você já encontra ultrabooks, que uma categoria nova, que oferece recursos diferenciados. Dito isso, identificamos 3 fabricantes com as boas ofertas. HP, com seu Pavilion g4. A Samsung, com seu Série 3, e a Lenovo, com o G470. Vamos aos testes.

Áudio

A exemplo do que já aconteceu em testes passados, a qualidade do áudio variou bastante. Achamos o micro da Samsung o mais fraquinho, com pouca potência, e um som aberto quase estridente.

Em seguida, veio o Lenovo, com uma qualidade média nas caixas. Nesse assunto, quem se deu melhor foi a HP. Os alto-falantes desse note não são a quinta maravilha, mas ofereceram som bem superior ao dos concorrentes.

Tela

Esse é um item que faz cada vez mais diferença na hora de comprar um micro. A qualidade da tela vem ganhando importância maior ainda em função da maior oferta de conteúdo em alta definição. No caso desses 3 micros, nem é o caso de games: eles não são máquinas parrudas o suficiente para games - especialmente os mais pesados. Mas, vídeos em alta definição, todos eles foram capazes de reproduzir. E assim, com imagens super precisas, chegamos a um empate técnico entre Samsung e HP. Ambas as máquinas ofereceram telas de boa qualidade, com bom contraste e boa resolução. A tela da Samsung tem um ângulo de visão ligeiramente maior. Mas nada suficiente para um desempate. Já a tela da Lenovo ficou um pouco atrás, com um bom desempenho, é verdade, mas com cores ligeiramente distorcidas.

Duração da bateria

Já que estávamos assistindo a vídeos em alta definição, aproveitamos para ver qual das baterias resistiria por mais tempo, exibindo imagens em HD. Afinal, essa é uma das tarefas que mais demandam processamento e, portanto, mais consomem bateria. Aí, a HP se deu bem: a bateria resistiu por 127 minutos. O micro da Lenovo viu sua bateria se exaurir depois de 104 minutos. Já o Samsung resistiu por 102 minutos.

Teclado, touchpad e conexões

Na parte das conexões, uma boa notícia. Apesar de serem micros mais simples, os 3 oferecem um bom cardápio. Todos têm saída HDMI, 3 USBs e placa de rede Gigabit. HP e Lenovo levam ligeira vantagem por oferecerem também um leitor de cartões, algo que não existe no Samsung. Em compensação, achamos o teclado e o touchpad do Samsung os melhores, com teclar macio, e uma rolagem precisa no touchpad.

Processadores e desempenho

É claro que esse é o item que mais merece atenção. Afinal, disso depende boa parte da sua satisfação ao usar um micro. Esses são computadores pensados para atender usos comuns, como navegar pela web, assistir a vídeos, criar documentos ou planilhas... Enfim, tarefas que não pedem grande desempenho. Aqui, também, assistimos ao embate entre dois processadores diferentes. De um lado, o Core i5, da Intel, que equipamos micros da Lenovo e da Samsung. De outro, o Athlon dual core, da AMD, que turbina o HP. O resultado foi interessante.  Quando você está fazendo apenas uma coisa por vez no micro, não notamos diferença significativa entre eles. Mas, tudo muda quando você resolve fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Aí, o Core i5 fica bem na frente, com um desempenho bem superior. É claro que o fato do Lenovo e o Samsung virem com 4 giga de RAM contra 2 do HP também conta. Mas, quando voltamos ao nosso velho teste da exibição dos vídeos em HD, a coisa fica mais clara. Ao dar play num vídeo em alta definição, note que a CPU do HP trabalha quase no limite. Já Samsung e Lenovo ficam por volta de 20 por cento. Ou seja: sobra espaço para fazer outras coisas ao mesmo tempo.

Preços 

Para finalizar, o item que orientou esse Laboratório. Os modelos têm preços sugeridos pelos fabricantes. O micro mais barato desse comparativo é o Samsung, que sai por 999 reais. O HP custa 1.599 reais. O mais caro é Lenovo; vendido a 1.899 reais. 

Conclusão

A ideia deste Laboratório Digital era apontar um bom micro, que atendesse bem às necessidades do dia-a-dia, e que tivesse preço acessível. A decisão foi difícil porque as máquinas são bem equivalentes. Mas, como estamos com um olho no bolso, a escolha do Olhar Digital vai para o SAMSUNG. Além de ser o modelo mais barato, ele se deu bem em vários quesitos, como qualidade do áudio, da tela e duração de bateria. Com o preço de R$ 999, ele é o grande vencedor. E ainda apresenta bom desempenho; o teclado e o touchpad são os melhores, e nós também gostamos do acabamento emborrachado.

Quer saber mais? Veja nosso Laboratório Digital que analisou os Ultrabooks. Não compre antes de conferir!

Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas