Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 16/09/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/conheca-a-furo,-robo-multifuncional-de-servico/29110" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Conheça a FURO, robô multifuncional de serviço

  • Robôs
  • Robótica


A princípio, quem vê uma imagem como esta pode até se assustar; um robô passeando em uma das avenidas mais famosas de São Paulo.

Em plena avenida Paulista, crianças, jovens e adultos se surpreenderam com a presença da FURO Alguns ficaram receosos de interagir com a máquina, outros, entraram na brincadeira. O fato é que ninguém conseguiu esconder a curiosidade; nem mesmo quem estava com muita pressa ou só pode ver o que acontecia pela janela do ônibus.

O robô humanoide é assim: surpreendente ao ponto de chamar a atenção até daqueles mais envolvidos com o mundo da tecnologia.

"Hoje na Ásia ele está sendo utlizado em hospitais, shoppings, cinemas, restaurantes, porque ele é um robô de serviço. Ele concentra em uma única máquina várias funções", comentou Marcio Melo, representante da FutureRobot no Brasil. 

Recém-chegado ao Brasil, o modelo coreano é a primeira unidade do gênero na América Latina. Trata-se de um robô multifuncional de serviço que pode ser usado em diversas situações. Dotado de uma plataforma similar aos smartphones, usuários de uma máquina como esta podem criar livremente conteúdo e aplicações para que o robô interaja com o público.

Em um dos pontos turísticos mais visitados do Japão, a Torre de Tóquio, um robô similar já é usado há algum tempo para receber os visitantes e até para dar informações sobre a atração. Com a família FURO, existem testes sendo realizados em restaurantes, shopping centers e hospitais, mas a ideia é que as possibilidades de aplicação cresçam com o passar do tempo.

Além da carinha simpática e o menu de funções disponíveis na tela sensível ao toque, o robô traz uma série de periféricos. Sensores de ultrassom instalados em sua base permitem que a máquina caminhe sozinha sem colidir com qualquer outro objeto ou pessoa. Este canhão laser faz com que a FURO detecte a presença de humanos e se dirija em sua direção automaticamente. No topo da cabeça, outro sensor dá dimensão de espaço para o robô; e a câmera instalada logo abaixo é dotada de reconhecimento facial e até voz.

"Você pode definir, por exemplo, se uma pessoa chegar a um metro do robô, ele já pode começar a interagir. Caso não tenha ninguém perto, a gente define o modo stand by, em que podem passar vários vídeos ou chamadas para atrair as pessoas até o robô", explica Renan Melo, representante da FutureRobot no Brasil.

E não para por aí, a FURO ainda tem uma tela traseira para exibição de vídeos aleatórios, compartimento para pagamento com cartão de crédito e até uma impressora para notas e bilhetes.

Os coreanos criadores da novidade acreditam que essa “smart machine”, como estão chamando, deve ser a nova tendência mundial depois dos smartphones. Será?! Ainda que estejam diretamente ligados a uma visão futuristas, os robôs já existem e atuam em algumas funções. Melhor a gente começar a se acostumar.

E você, o que acha dessa convivência homem-máquina? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite também para conhecer outros robôs em ação mundo afora. Tem robô japonês imbatível no joquempô, outro que serve cerveja no final do expediente e até uma máquina que aprende a falar do mesmo modo que uma criança. Confira!


Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas