Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 31/08/2012 às 17h30
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/nuvem-privada-da-microsoft/27434" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Conheça a Nuvem Privada Microsoft

  • Cloud computing
  • Microsoft


A demanda pela “Computação na Nuvem” é tendência de mercado em praticamente todos os setores. Há mais de dois anos, a adoção de uma solução para virtualização e da computação na nuvem propriamente dita ocupam o primeiro lugar entre as prioridades para investimento em tecnologia na maioria das empresas.

As soluções na nuvem trazem alguns benefícios, como redução de custos e escalabilidade.  Mas se você está buscando uma solução customizada que possa ser controlada pela sua própria equipe de TI e ofereça segurança e elasticidade, a nuvem privada pode ser mais indicada para sua empresa.

Nuvem privada é um modelo computacional que usa recursos dedicados à sua empresa. Ela partilha de muitas características da computação da nuvem pública, tais como reserva de recursos, autoatendimento, elasticidade e bilhetagem, oferecidos de maneira padronizada, com maior controle e personalização. Diferente da nuvem pública, a nuvem privada pode ser totalmente customizada, uma vez que o departamento de TI é o grande responsável por gerenciar toda essa infraestrutura, utilizando uma solução própria para isto.

"A nuvem privada é quando você tem uma infraestrutura dedicada, seja dentro da sua própria empresa ou terceirizada. Então, esta é a grande diferença entre nuvem privada e pública", explica Danilo Bordini, gerente de produtos da Microsoft.

A nuvem privada é indicada principalmente para grandes corporações; empresas que possuem alto poder computacional sendo executado internamente. Ou seja, aquelas que já fizeram grandes investimentos em servidores, hardware e softwares e agora desejam aproveitar toda essa infraestrutura da melhor forma possível para manter a competitividade.

"Você pode utilizar esta nuvem privada para fazer uma melhor utilização e melhor aproveitamento da sua infraestrutura já investida", comenta o gerente.

Seja qual for a sua necessidade, existe uma solução de Nuvem Privada Microsoft para sua empresa. Desenvolvida através do Windows Server com o Hyper-V e o System Center, a Nuvem Privada Microsoft é uma combinação que oferece virtualização de nível corporativo, gerenciamento completo de serviços e ampla visibilidade das aplicações.

"O grande diferencial dela é o gerenciamento ou a gestão fim a fim. A Microsoft oferece uma solução de virtualização chamada Hiper V, que já vem embutida dentro do Windows Server, e o cliente não paga nada a mais por isso. Nele você tem um sistema de gerenciamento e consegue entender o que está acontecendo dentro da sua nuvem", comenta Bordini.

Imagine, por exemplo, que aconteça algum imprevisto com o seu sistema de folhas de pagamento. O “System Center”, uma espécie de painel de controle embarcado na solução de nuvem privada da Microsoft, vai rapidamente identificar o ocorrido e ainda sugerir a melhor forma de solucionar o problema. Resumindo, a Microsoft usou todo seu “know-how” em aplicações na nuvem pública e trouxe para dentro das empresas. A ideia é facilitar não só a implementação, mas também a gestão e manutenção da nuvem privada.

"O Systema Center é como se fosse o Facebook do profissional de infraestrutura. Ele fica ali monitorando em tempo real tudo o que está acontecendo na infraestrutura; se o servidor está funcionando, se a aplicação está realmente se comportando de modo adequado ou se precisa expandir a infraestrutua e assim por diante", conclui.

Além disso, a solução da Microsoft ainda é generosa com os cofres da sua empresa. Com o mesmo nível de excelência e diferenciais que outros produtos não oferecem, a solução de Nuvem Privada da Microsoft chega a ser 16 vezes mais econômica que as opções dos concorrentes.

Será que sua empresa está pronta? Nesta página, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta online para, em 10 minutos, identificar tudo o que sua empresa precisa para implementar uma “Private Cloud”. Em um teste rápido, com algumas perguntas, você avalia a situação e obtém um relatório completo para dar início às implementações. Para fazer o teste acesse o link logo abaixo do texto desta matéria. E aproveite para conhecer um pouco mais sobre as soluções de Nuvem Privada que só a Microsoft oferece.
Últimas notícias
Ver todas