Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 20/05/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/qual-e-o-melhor-servico-de-hospedagem-na-nuvem/26288" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Conheça alguns dos principais serviços de hospedagem na nuvem!

  • Cloud computing
Vídeos relacionados
Ver todos


O mais novo concorrente neste segmento é o recém-lançado Google Drive. O sistema de armazenamento oferece 5 Giga de capacidade gratuitamente. Pagando cerca de 10 reais por mês, você aumenta este espaço para 100 Giga. Mas há opções para adquirir planos de até 16 Terabytes. O serviço da Google é compatível com mais de 30 formatos de documentos, incluindo vídeos em alta definição e arquivos do Photoshop, por exemplo. O Google Drive permite compartilhamento público ou privado de arquivos. Há versões do software para Windows e Mac OS. Já para os usuários de Linux, a única forma de acessar o conteúdo do seu drive virtual é através do navegador. O Google Drive, claro, já possui um aplicativo móvel para o sistema operacional Android, também da Google. A versão para iPhone já foi anunciada, mas não há data prevista para seu lançamento.

Disponível no mercado desde 2007, o DropBox é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais utilizados. Apesar de a oferta gratuita ser de apenas 2 Giga, você consegue aumentar essa capacidade a cada amigo que convida para entrar na rede; assim, é possível atingir os 18 Giga sem gastar um centavo. Para mais espaço, claro, é preciso colocar a mão no bolso. O pacote de 100 Giga sai por algo em torno de 36 reais por mês. O DropBox também permite o compartilhamento de pastas e arquivos com outras pessoas. Provavelmente o motivo de o DropBox ser um dos serviços mais populares é sua compatibilidade com muitas plataformas. No PC, inclui Windows, Mac OS e Linux; nos smartphones, há aplicativos para iPhones, Androids, Symbian e BlackBerry. Por enquanto, só o Windows Phone está de fora.

Também no ar desde 2007, o serviço de armazenamento virtual da Microsoft, o SkyDrive, é compatível com praticamente todos os produtos da empresa de Bill Gates. No SkyDrive, a oferta gratuita é de 7 Giga. Para aumentar esse espaço, é preciso pagar uma mensalidade. O pacote com 100 Giga – além dos seus 7 gratuitos – sai por cerca de 90 reais por ano. Assim como o Google Drive e o DropBox, o SkyDrive também oferece o compartilhamento público ou privado de arquivos com terceiros. Para quem usa o pacote Office, também da Microsoft, há ainda a possibilidade de editar os arquivos diretamente na nuvem. Aqui, também dá para compartilhar o conteúdo via Facebook e Twitter. O software do SkyDrive é compatível com Windows e Mac OS. Ainda não há aplicativo para Android; nas plataformas móveis, só roda em iOS e Windows Phone. Aliás, no recém-lançado Windows Phone é possível integrar praticamente todos os seus aplicativos com o serviço.

Lançado no ano passado, o iCloud, serviço de nuvem da Apple, é um pouco diferente dos seus concorrentes. Apesar de ter menos recursos que os outros, a total integração com os produtos da Apple é a principal característica deste serviço. O iCloud permite armazenar vídeos, fotos e músicas e ainda possibilita a sincronização de calendários e listas de tarefas. A princípio, o iCloud também oferece 5 Giga de espaço gratuito. O bom é que graças à integração com a AppStore e a iTunes Store, todo conteúdo comprado nessas lojas não ocupa parte desses 5 Giga, uma vez que já está armazenada nos servidores da empresa. Assim como outros produtos e serviços da Apple, o armazenamento também é um pouco mais caro. Para adquirir um HD virtual de 50 Giga você vai pagar quase 200 reais por ano. A exclusividade também é vista nos smartphones; iCloud, só para quem tem aparelhos com sistema operacional iOS. Nos desktops é possível ter acesso ao serviço através de navegadores em Windows e Mac OS.

E aí, já escolheu seu próximo HD virtual? Aqui, nós listamos alguns dos melhores serviços disponíveis no mercado. Mas há outras opções, inclusive com propostas diferentes. Veja, acima, uma tabela comparativa desses serviços e aproveite para deixar sua opinião nos comentários. Você já usa algum tipo desses serviços? O que acha? Conte pra gente e compartilhe com a galera!
Últimas notícias
Ver todas