Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 28/02/2010 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/conheca-as-melhores-webcams-do-mercado/10772" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Conheça as melhores webcams do mercado

  • Webcam
Vídeos relacionados
Ver todos


Selecionamos quatro modelos dos principais fabricantes que possuem representação no Brasil. São eles: a Microsoft, com sua Lifecam VX-7000, a Philips, com o modelo SPC1030, Leadership Webcam Magnética 3819 e a Multilaser Vision WC44100.

Imagem é tudo. Então começamos nossa análise pela qualidade de imagem de cada modelo. A Philips tem um recurso exclusivo. Sua lente é grande angular. Isso significa que a webcam tem um enquadramento mais aberto, conseguindo pegar mais pessoas ou objetos na mesma imagem. A qualidade é boa, mas os ajustes automáticos de iluminação e cor priorizam o assunto principal. Ou seja: a câmera faz de tudo para que o seu rosto fique claro e com uma cor legal, mesmo que para isso ela precise deixar o fundo claro demais.

O modelo da Microsoft também se saiu muito bem nos testes de imagem, porém seu ângulo de visão não é tão aberto quanto o da Philips. A resolução de 2 megapixels chega a ser quase um luxo quando se fala de uma webcam.

O modelo da Multilaser se saiu bem em ambientes claros. No escuro, a qualidade ficou apenas aceitável, com pouca cor. A resolução é de 480 pixels. Não vai atrapalhar o bate-papo, mas pode deixar a desejar caso você queira gravar um vídeo para subir no Youtube, por exemplo.

Por último, testamos a webcam da Leadership, que tem como principal apelo o visual. A imagem produzida por ela, no entanto, deixou a desejar em todos os aspectos: o ângulo de captura é muito fechado, a imagem tem muito ruído e a resolução é a mais baixa de todas: 350 pixels. No escuro, a webcam não conseguiu capturar nem o vulto da pessoa à frente do monitor.

Elas são câmeras, mas também captam sons. Nessa categoria, a Philips e a Microsoft saíram na frente. Se a intenção é apenas bater papo, o microfone embutido desses dois modelos dispensa a necessidade de um microfone externo. Nos modelos da Multilaser e Leadership, a qualidade do microfone embutido não agradou. Ele é baixo e com pouca definição. Ou seja, com essas duas, é bom pensar em usar um microfone separado.

O software pode fazer uma boa diferença no uso da sua webcam. Mais uma vez, os modelos da Microsoft e da Philips foram os melhores, em especial a Microsoft que possui um software com uma interface agradável e vários efeitos legais. Em alguns deles, o programa é capaz de identificar a posição do rosto da pessoa na imagem e adicionar máscaras, chapéus e outras firulas em tempo real. Dá pra usar tudo isso no seu comunicador instantâneo. O da Philips também possui uma interface bastante intuitiva e efeitos bacanas, mas, atençã ela não funciona no MSN e nem no Skype.

A Multilaser não parece ter se preocupado muito com o visual do software, que possui um nome genérico e não faz referência à marca do produto ou da câmera. Por isso, deu um pouco de trabalho para encontra-lo na janela de remoção de programas do Windows após o teste. Já os efeitos, não tão elaborados quanto das duas anteriores, puderam ser usados em janelas de conversação sem problemas. Com a Leadership, o caso foi parecido. O software é fácil de ser instalado, mas não possui nenhum grande destaque.

Nesse quesito, não tem jeito. Os melhores modelos são os mais caros. A câmera da Microsoft é a que tem o preço mais salgad 399 reais, mas nós a encontramos até por 272 reais em uma loja especializada. Em segundo lugar no ranking de preços está o modelo da Philips, que sai por 299 reais no valor sugerido, mas 249 em algumas prateleiras. Temos um grande degrau para os outros modelos. A Multilaser sai por apenas 69 reais, e em alguns lugares a encontramos por 51 reais. A Leadership tem preço ainda menor: em torno dos 55 reais.

Os fatores que mais pesaram nessa escolha foram a qualidade de imagem e a qualidade sonora. Por isso, nossa escolhida foi a Philips SPC1030. Ela não só possui uma qualidade sonora excelente, como também oferece uma das melhores imagens entre os modelos testados, além disso há o diferencial de utilizar uma lente grande angular.

Página 1/0
<< < > >>
Últimas notícias
Ver todas