Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 09/09/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/conheca-seu-micro-conexoes/28925" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Conheça seu micro: conexões

  • HDMI
  • thunderbolt
  • USB
  • usb 3.0
Vídeos relacionados
Ver todos


Neste último capítulo da série Conheça seu Micro, vamos, na verdade, listar as diferentes conexões dos computadores atuais. Você já deve esta familiarizado com várias delas. A mais conhecida é sem dúvida essa aqui, a USB. A sigla quer dizer Universal Serial Bus, em português, algo como Porta Serial Universal. Quando ela surgiu, em 1995, mudou o jeito que conectamos dispositivos aos computadores. De lá para cá, o que mudou foi a velocidade com que as informações são transmitidas pelo USB. Atualmente, o USB 2.0 ainda é o mais comum. Por ele, trafegam informações numa velocidade de 480 megabits por segundo. Mas, já entramos na era do USB 3.0. E esse novo padrão transfere informações a impressionantes 4.8 gigabits por segundo. Dez vezes mais que o padrão 2.0.

Por falar em alta velocidade de transmissão, essa conexão aqui, chamada de Thunderbolt é por enquanto a mais rápida. Ela alcança até 10 gigabits por segundo. O dobro da USB 3.0. A exemplo do USB, o Thunderbolt também foi desenvolvido pela Intel. Por enquanto, você só encontra essa conexão em alguns computadores da Apple – que foi a primeira a incorporar a novidade às suas máquinas. Mas, até o fim do ano, outros fabricantes devem começar a incluir o Thunderbolt em seus computadores. Boa notícia para quem precisa transferir arquivos muito grandes.

Outras conexões que estão presentes todos os micros são as saídas de vídeo. Essa aqui, geralmente na cor azul, é a mais conhecida e mais antiga. Essas conexões são chamadas de saídas VGA, Video Graphics Array, ou em português, algo como Disposição Ordenada de Gráficos. Essa é uma conexão que está sendo substituída por essa outra aqui, geralmente branca, chamada DVI. Ou Digital Visual Interface, em português, Interface Visual Digital. A diferença entre as duas é simples. A primeira é analógica. A segunda é digital, com capacidade de transferir muito mais dados.

Mas, quando o assunto é vídeo digital, a conexão que chegou com força nos últimos anos é essa aqui: a HDMI. Ou High Definition Multimedia Interface. Em português, Interface Multimídia de Alta Definição. A grande vantagem do HDMI sobre o DVI é que o HDMI transporta vídeo e áudio num mesmo conector. O DVI só transporta vídeo. Além disso, o HDMI está presente em vários outros aparelhos, como televisores e set top boxes, o que facilita a ligação do PC a outros dispositivos.

Para finalizar a sessão áudio e vídeo, alguns computadores trazem essa saída aqui, chamada SPDIF. Trata-se de uma saída de áudio digital criada pela Sony e pela Philips. S de Sony. P de Philips e DIF: digital interconnect format. Evidentemente, essa saída está sendo esquecida depois do HDMI.

Outra saída interessante é essa aqui, bastante comum nos computadores Apple. Ela se chama Display Port. Inicialmente, ela servia apenas para vídeo. Mas, nos modelos mais recentes, o Display Port carrega também áudio, fazendo, basicamente, o mesmo trabalho que o HDMI.

Outro conector presente nos micros é o de rede. O mais comum é o que oferece velocidade de transferência de dados de até 100 megabits por segundo. Mas, várias máquinas já trazem conectores que oferecem velocidade de 1 gigabit por segundo – dez vezes mais.

Quando se fala em conexão não dá para esquecer dois padrões sem fio, que estão embutidos em praticamente todos os notebooks: o padrão Wi-Fi e o padrão Bluetooth. O Wi-Fi serve geralmente para conectar o computador a uma rede sem fio. O bluetooth é mais usado para conectar o micro a outros dispositivos, como impressoras, por exemplo.

Este foi um apanhado geral das conexões mais comuns presentes nos computadores. Se você quiser conferir os outros capítulos da série Conheça seu Micro, acesse Olhar Digital.com.br. Os links para os outros episódios estão logo abaixo da janela do vídeo. Aproveite!

Últimas notícias
Ver todas