Testamos 6 serviços de armazenamento de fotos na nuvem

Fotos, vídeos, mais vídeos e mais fotos! Por mais espaço que tenha seu smartphone, se você usa o aparelho como uma verdadeira câmera fotográfica e ainda curte baixar aplicativos e colecionar música e documentos no seu dispositivo, uma hora o espaço acaba! O problema atinge muita gente; mas já serviços interessantes para liberar espaço na memória do seu telefone e organizar suas fotos e vídeos com segurança na nuvem.

O mais recente lançamento é o Google Photos; uma belíssima solução disponível para dispositivos Android (é claro) e iOS. Logo que você instala o aplicativo, ele faz um backup automático de todas as fotos e vídeos armazenados no seu aparelho. O melhor de tudo é que não há limite de espaço – você pode guardar uma infinidade de fotos com até 16 megapixels cada e milhares de vídeos com resolução Full HD; tudo de graça. A pretensão do Google é armazenar uma vida inteira de memórias com a novidade; e parece que eles vão chegar lá.

Além de guardar fotos e vídeos, o Google Photos permite que você edite suas imagens e ainda organiza tudo da melhor forma possível. Com geolocalização, reconhecimento facial e até de objetos e animais, o aplicativo separa tudo direitinho. A solução impressiona pela assertividade; parece que o algoritmo foi muito bem desenvolvido. Basta experimentar para ver como seus cliques ficam realmente organizados.

Existem mais algumas funções interessantes no Google Photos. O aplicativo usa suas fotos para criar sugestões de animações, montagens e até clipes com seus vídeos. Uma forma diferente de você compartilhar seus momentos com a família e amigos. Outra função brilhante é o “Delete” instantâneo. Assim que o telefone começa a ficar sem espaço, o aplicativo sugere a exclusão das fotos armazenadas localmente que já estão guardadas na nuvem, liberando mais espaço no seu aparelho para novas fotos e vídeos.

Há algum tempo, a Apple também já oferece a função de sincronizar os cliques de iPads e iPhones automaticamente no iCloud Photo Library – o serviço de armazenamento na nuvem da empresa. Mas é bem diferente do que acabamos de ver com o Google Photos. No iCloud, entre fotos, vídeos e todos outros arquivos que você queira guardar, apenas cinco gigabytes são gratuitos. Acima disso, tudo é pago. Por exemplo, para contratar 20 Giga de espaço, custa 20 centavos de dólar por mês; já para o máximo, 1 Terabyte, a mensalidade é de 20 dólares (pouco mais de 80 reais). A plataforma, a exemplo de tudo da Apple, só suporta dispositivos da marca. Apesar do reconhecimento facial integrado, no iCloud a organização é apenas por linha do tempo – idêntica à que é feita nos iPhones e iPads.

O DropBox, um dos mais populares serviços de armazenamento na nuvem, também tem seu serviço de fotos e vídeos: o Carousel. Disponível na web e também para dispositivos Androids e iOS, o aplicativo oferece cinco gigabytes de armazenamento gratuito – assim como o iCloud. Para 1 terabyte de espaço, é preciso desembolsar 10 dólares por mês – algo próximo de 40 reais; o melhor preço da categoria e você ainda pode guardar tudo o que quiser lá: fotos, vídeos e o que mais bem entender.

O destaque do Carrossel é na hora de compartilhar fotos e vídeos. Não que os outros deixem a desejar, mas o serviço do DropBox funciona perfeitamente bem com a maioria das redes sociais. Se preferir, é possível ainda enviar os arquivos através de links para download seguro.

Outro serviço 100% gratuito é o Lyve, disponível para plataformas iOS e Android. As funções são bem parecidas com seus concorrentes: dá pra editar e tratar imagens, fica tudo organizado por geolocalização e tags. O diferencial, a exemplo das sugestões automáticas do Google Photos, é a possibilidade de criar apresentações com fotos de um determinado evento de forma prática e rápida. Basta selecionar as imagens que deseja e o aplicativo cria um mix bem legal pra você.

Há ainda mais serviços de armazenamento de fotos como o Flickr, do Yahoo, e até o Amazon Prime Fotos. Se você está ficando sem espaço no seu smartphone e não sabe mais o que fazer, aproveite a oportunidade pra experimentar um desses aplicativos e liberar dezenas de gigabytes para continuar clicando e gravando os momentos mais especiais da sua vida. Agora, manter tudo organizado é fácil; e a escolha é sua.



RECOMENDADO PARA VOCÊ