Conheça os vencedores do Desafio Cisco de Inovação Urbana

Cinco startups brasileiras deram um grande passo rumo ao sucesso e agora irão implementar seus inovadores projetos no Porto Maravilha; região portuária do Rio de Janeiro. Entre 15 startups finalistas – de um total de 104 inscritas – elas venceram o Desafio Cisco de Inovação Urbana. O projeto Porto Maravilha está incorporado no pacote de melhorias que promete deixar um legado tecnológico duradouro para o Rio após os Jogos Olímpicos.

Agora, os projetos vencedores vão passar por um programa de aceleração com total apoio e mentoria de diversos parceiros da Cisco, como a Universidade Estácio, o Sebrae Rio de Janeiro, a Liga Ventures e a Plug and Play. Nesta fase, as startups também vão contar com a assessoria técnica do Centro de Inovação sobre a plataforma de Internet de Todas as Coisas que a Cisco vai implementar no Porto Maravilha.

Os critérios de avaliação levaram em consideração aspectos como inovação, impacto socioeconômico, viabilidade para implementação, multidisciplinaridade da equipe, eficiência do modelo de negócios proposto e sinergia com a tecnologia Cisco, que vai disponibilizar toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos apps no Porto Maravilha.
Sobe som

As startups vencedoras foram a Áudio Alerta, a Livrit, a Nearbee, o Net Sensors e o Viibus. Usando um microfone inteligente e conectado, a Áudio Alerta é uma solução de segurança capaz de monitorar e detectar automaticamente sons suspeitos e enviar alertas para os responsáveis. A Livrit é uma plataforma de mapeamento colaborativo com foco em pessoas com deficiência física que encontra as melhores rotas acessíveis e informa ainda se o estabelecimento de destino é acessível ou não para pessoas com necessidades especiais.

Já a Nearbee, outra vencedora do desafio, é uma solução de interação que permite que pessoas próximas, mesmo que não se conheçam, possam se ajudar e interagir entre si. Em situações de emergência, por exemplo, o aplicativo conecta autoridades às pessoas próximas e parentes da vítima. Outra solução ganhadora foi o Net Sensors, um sistema integrado de gestão de resíduos sólidos em bueiros. Com sensores conectados e o aplicativo móvel, é possível monitorar os pontos de drenagem pluvial espalhados pelas cidades. Por último, o ViiBus consiste em ponto de ônibus inteligente para ajudar pessoas com deficiência visual na utilização do transporte urbano da cidade.

O objetivo principal do Desafio de Inovação Urbana foi incentivar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de aplicações de software digital em cima da plataforma tecnológica de Internet de Todas as Coisas, que a Cisco disponibilizou na região no Porto Maravilha e que faz parte de seus investimentos de longo prazo e com a criação de um legado duradouro para a cidade do Rio de Janeiro.



RECOMENDADO PARA VOCÊ