Conheça riscos e benefícios dos apps de exercícios e alimentação

É cada vez maior o número de pessoas que utilizam apps para controlar a saúde e o bem-estar. A pergunta se repete: será que os aplicativos que indicam rotinas de exercícios ou montam dietas realmente funcionam e são seguros?

A Talita usa a tecnologia para monitorar praticamente tudo na vida: exercícios, alimentação, sono... Ela acredita que os aplicativos ajudaram a ter hábitos mais saudáveis no dia a dia.

Como tudo na vida, esses aplicativos para dieta e exercícios têm seu lado bom e outro nem tanto... Ou seja, podem ajudar, mas também atrapalham, dependendo de como são usados. Nos dois casos, uma das principais falhas dessas ferramentas é que elas não são individualizadas.

O alerta mais importante – e que muita gente vem ignorando – é que, falando de saúde, tecnologia nenhuma substitui o contato direto com um profissional. Tanto na rotina de exercícios quanto na dieta, a ideia é que os apps sejam um complemento de uma orientação específica e individualizada. Mais do que isso, os aplicativos são ótimos para monitorar e controlar o plano elaborado pelo profissional. Mas eles, sozinhos, e sem qualquer supervisão não são tão legais.

No caso de exercícios físicos, muita gente desinformada substitui os profissionais de educação física pelos aplicativos sem ter muita noção dos riscos que corre...

Para a Talita funcionou super bem; claro, depois de uma boa conversa com a nutricionista. No smartphone, ela tem um diário alimentar com informações nutricionais especificas sobre cada tipo de alimento e ainda controla a quantidade de cada item consumido.

Estudos realizados com obesos apontam que aqueles que utilizaram aplicativos de nutrição alcançaram melhores resultados e perderam mais peso ao final de 12 meses. Isso é um bom sinal. Além do que, esses apps podem ser um primeiro passo para uma vida mais saudável, é verdade. Alguns oferecem inclusive alerta para a hora certa de tomar água. E tem mais uma dica interessante se você ainda não escolheu seu app de nutrição.

E você, tem uma história pra dividir com a gente. Já usou algum app para controlar e monitorar exercícios ou alimentação. Qual foi sua experiência. Conte pra gente e ajude-nos a criar uma lista com os melhores aplicativos. Participe.



RECOMENDADO PARA VOCÊ