Descubra qual o melhor app de videochamada para você

A oferta é cada vez maior. São tantos aplicativos parecidos que fica difícil escolher o melhor ou o que mais agrada. A chegada do Duo, novo app de chamada de vídeo do Google, acirra ainda mais essa disputa por espaço no seu smartphone. Existem duas saídas: baixar o que todos seus amigos e conhecidos já usam ou descobrir qual é o mais indicado para o seu uso. A gente ajuda. 

Escolhemos as três plataformas mais populares disponíveis para os dois principais sistemas operacionais em dispositivos móveis; iOS e Android. Fizemos chamadas simples através do smartphone. Iniciamos a conversa usando nossa conexão wi-fi e, no meio da conversa, desligamos e passamos a usar nosso pacote de dados 3G.

Lançado em 2003, o Skype é, sem dúvida, o mais antigo sistema de chamadas de vídeo do mercado. O app é também o mais completo; além das chamadas em vídeo, oferece a possibilidade de chamadas apenas em áudio, chamadas em grupo e até a troca de mensagens em texto. Além do iOS e Android, o Skype também está disponível para computadores rodando Windows ou Mac OS, Windows Phone, BlackBerry, iPod e até Xbox One.

O Skype realmente é o que oferece mais funções, mas é um aplicativo bastante pesado – depende de uma conexão bastante estável para garantir boa qualidade. Quando fizemos a chamada usando o Wi-fi, tudo rolou bem, sem muita queda de qualidade ou travamentos. Já quando passamos a usar o 3G, a imagem sumiu e travou a ligação. Foi preciso refazer a chamada e, ainda assim, a qualidade utilizando o nosso pacote de dados foi bem inferior à primeira chamada.

Ainda que o Skype seja o mais velho da turma, com seus 900 milhões de usuários em todo o mundo, o Facebook Messenger é provavelmente o mais utilizado dos três. Uma grande vantagem é que, possivelmente, a maioria dos seus amigos e contatos já devem usar o Messenger. O mais legal é que no Facebook Messenger não há limitação de dispositivo: a aplicação está disponível tanto na web, direto no navegador, quanto em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

Durante nossa chamada-teste, a maior desvantagem do Facebook Messenger – mesmo no Wi-Fi – foi a qualidade do vídeo. Fora isso, funcionou bem; claro, quando alguém resolveu nos atender. Na transição da rede local para o 3G, surpreendentemente, a chamada não caiu, mas continuou com a mesma qualidade mediana.

O novato Google Duo chegou fazendo bonito. A lista de usuários ainda é pequena, é verdade. A simplicidade é o que chama atenção. O aplicativo faz o básico, mas faz bem feito: chamada em vídeo entre duas pessoas, ponto final. Por enquanto não há uma versão para computadores, o Google Duo só funciona em smartphones; Android e iOS. Uma característica muito interessante e diferente dos outros apps é a função Knock-Knock; funciona como uma espécie de identificador de chamadas, mas já em vídeo. Ou seja, quando você liga para alguém, a pessoa antes mesmo de atender já pode ver sua imagem em tempo real.

Além da facilidade de uso, a grande conveniência do Google Duo é que você não precisa criar um usuário com usuário e senha. Para começar a usar, basta digitar seu número de telefone e permitir o acesso do aplicativo aos seus contatos. A performance também surpreendeu: em mais de uma troca entre Wi-Fi e 3G e a chamada em vídeo (com boa qualidade) não travou nem uma vez.

Se a ideia era indicar o “melhor pra você” entre esses três apps, ficou fácil definir. Se você quer um pacote completo de comunicação, com chamada em vídeo, texto e tudo mais, aposte no velho e bom Skype. O Facebook Messenger é para aqueles que não querem deixar ninguém de fora. É seu amigo? Está no Facebook? Pronto, provavelmente ele estará no Messenger também. Agora para quem busca rapidez, leveza e simplicidade, o Google Duo oferece uma experiência bastante interessante. Clicou, ligou... agora a escolha é sua!



RECOMENDADO PARA VOCÊ