Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 28/10/2010 às 19h46
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/directions-map-crie-videos-com-trajetos-do-google-street-view/14555" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Directions Map: crie vídeos com trajetos do Google Street View

  • Google
  • Google Street View
  • GPS
Vídeos relacionados
Ver todos


Link da matéria:

Directions Map

Você já conhece o Street View, certo? O serviço do Google permite que qualquer pessoa veja o mapa das cidades como se estivesse caminhando na rua, através de imagens feitas pelos carros que circularam por 51 municípios brasileiros. Se a sua cidade ainda não foi contemplada, é só ter calma: o Google já avisou que quer cobrir 100% do território brasileiro nos próximos anos. O sistema é bem simples de acessar. Basta entrar no site do buscador, clicar em "mapas", digitar o endereço procurado na barra e depois arrastar o bonequinho amarelo para dentro do mapa.

No Street View você pode selecionar seu local de origem e destino e traçar um caminho, escolhendo as opções de carro, transporte público ou a pé. Clicando nessas setas, você pode ir para frente ou para trás. Já nessa barra da esquerda, o zoom pode ser ajustado. Apesar disso, a interação não é muito prática, você só pode se mover de dez em dez metros e não há nenhuma opção para fazer isso automaticamente. Mas para resolver esse problemas, você pode usar o Directions Map!

Esse serviço usa o Street View para traçar um caminho e mostrar um pequeno vídeo dele, como em uma animação quadro a quadro. É como se você fizesse um filme do caminho que irá percorrer. Entre no site e vá até "preview – directions map". Digite seu ponto de partida em "from" e destino em "to". Em "mode" escolha qual tipo de transporte está usando, driving para carro, walking para a pé, ou bicycle – que, infelizmente, não existe no serviço brasileiro. Os ícones "avoid highways" e "avoid toll roads" servem, respectivamente, para evitar estradas e vias pedagiadas. Ajuste as outras opções abaixo, colocando o intervalo em metros de cada foto, o tempo em milisegundos de cada imagem e o zoom padrão. Depois, é só clicar em "get directions" e aguardar o programa gerar o mapa.

Clique em play para começar a animação e as fotos passarão em sequência, mostrando o caminho selecionado. Você pode parar a qualquer momento em "pause", ou clicar em "reset" para recomeçar o vídeo do ponto de origem. No mapa abaixo, você pode arrastar o bonequinho amarelo para qualquer lugar, voltando no ponto que desejar. Com esse aplicativo, fica muito mais fácil achar o caminho certo e não se perder mais, seja no volante ou a pé. Quer conferir? Clique no link que acompanha este texto e bom passeio!

Últimas notícias
Ver todas