Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 20/05/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/ensino-a-distancia-ganha-qualidade-e-reconhecimento-com-a-ajuda-da-tecnologia/26295" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Ensino à distância ganha qualidade e reconhecimento com a ajuda da tecnologia

  • Carreira
  • Educação
  • ensino a distância


Há muitos anos o ensino a distância capacita e forma profissionais em todo o mundo. No Brasil, esse modelo de educação existe desde os anos 40, quando as aulas eram ministradas exclusivamente pelo rádio. O tempo passou e o ensino a distância se atualizou: a principal mudança foi na forma como o conteúdo chega ao estudante. Depois do rádio, vieram as cartas, a TV.... E hoje tudo acontece no mundo virtual; online, na internet. "Na educação à distância, hoje, você encontra professores, tem a secretaria acadêmica, espaço para discutir com os alunos... Não é um processo solitário", explica Regina Ribeiro, coordenadora do núcleo de ensino a distância do Senac.

Engana-se quem pensa que é mais fácil estudar a distância. A dificuldade é a mesma, assim como a responsabilidade necessária para se formar. Exatamente como no ensino presencial, você está dentro de uma escola, mas no modelo virtual. Do mesmo jeito, existem regras, compromissos, prazos e, em alguns casos, até horários a serem cumpridos.

Adepto da modalidade há mais de dez anos, Mariano Santos fez seu primeiro curso a distância no final dos anos 80. Por correspondência, ele se formou em eletrônica. Hoje, já são mais de oito cursos a distância no currículo. "Você consegue se diferenciar, aumentar sua empregabilidade, melhorar seu currículo e hoje eu posso dizer com convicção que, desde que entrei na empresa há 9 anos, o salário aumentou 4 vezes por causa dos cursos online que consegui fazer", diz.

Para quem vive em grandes cidades, uma das principais vantagens do ensino a distância é o gerenciamento do tempo. Com o trânsito caótico, se locomover até uma escola é tarefa que exige muita paciência. Para quem mora em cidades do interior, aprender à distância abre as portas para o contato com especialistas e professores reconhecidos.

Hoje em dia, as principais universidades do mundo oferecem cursos a distância. A constante evolução do método levou as aulas virtuais também para plataformas móveis, como tablets e smartphones. E, sendo um pouco visionária, Regina imagina onde o ensino a distância ainda pode chegar. "Um professor, por meio da realidade aumentada, pode aparecer aqui por meio de holografia, mas ele está numa faculdade distante. Isso já é possível, então as formas de aprender mudam", conclui.

Uma última informação tem a ver com o preço. Ainda que os cursos a distância sejam mais baratos do que os presenciais, há uma infinidade de instituições que oferecem cursos online gratuitos. Acesse agora o link acima e veja como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Eniversidade de Harvard, por exemplo, estão investindo em um projeto de cursos online gratuitos. Não fique fora dessa!
Últimas notícias
Ver todas