Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 10/06/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/wimax-a-tecnologia-promete-levar-internet-de-graca-para-todos-os-brasileiros/26771" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Internet gratuita, em locais públicos

  • Internet
  • Wi-Fi
  • WiMax
  • wireless
Vídeos relacionados
Ver todos


Desde março desse ano, quem mora em Jundiaí, cidade de 370 mil habitantes, próxima à capital paulista, já pode navegar pela internet sem gastar um centavo. Basta estar num dos parques ou terminais de ônibus do município e, é claro, ter um nas mãos um smartphone, tablet ou computador com conexão Wi-Fi. E a novidade já faz sucesso. Em menos de três meses de operação, já são mais de seis mil usuários cadastrados e uma média de 250 acessos simultâneos todos os dias.
 
"Uttilizo a internet para acessar o Facebook e fazer pesquisas no Google pelo meu celular. Acho a iniciativa bem legal, pois, quando não temos internet em casa, podemos vir ao parque para usar", afirma a estudante Joyce Vitor Rafael.
 
Em alguns parques, mesmo quem não tem um smartphone ou tablet pode usar a internet. Em salas como esta, computadores conectados à rede - e até impressoras - estão disponíveis gratuitamente.
 
"Para quem não tem um poder aquisitivo para ter um equipamento de informática em casa é uma boa alternativa", disse o funcionário público Mario de Souza Filho.
 
Para oferecer esses serviços à população, Jundiaí recorreu a tecnologia de ponta. Aqui, foi o WiMAX que fez a diferença. O Wimax pode ser encarado como uma evolução do Wi-Fi. A partir de uma conexão Wimax, é possível oferecer até quarenta conexões simultâneas em cada local com velocidades de até 10 MB. Funciona assim: em cada terminal ou parque conectado, uma antena WiMAX recebe o sinal do provedor de internet. Neste mesmo poste, um rádio capta este sinal e o transmite para as redondezas via Wi-Fi; assim, com um notebook, tablet ou smartphone você se conecta instantaneamente à web.
 
A aposta valeu a pena. Jundiaí ficou em primeiro lugar no Estado de São Paulo no Índice Brasil de Cidades Digitais 2011. Neste mesmo levantamento, realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o município ocupa a quinta posição no ranking nacional. À frente inclusive da capital paulista, hoje Jundiaí oferece conexão livre à internet em sete terminais de transportes públicos e cinco parques da cidade.
 
"Levamos a tecnologia para os parques e, imediatamente, as pessoas começaram a usá-la. Isso é sinal de que é muito melhor se estar em um parque, onde você tem luminosidade e ar puro", declarou Walter da Costa e Silva, secretário de serviços públicos de Jundiaí.
 
O presidente da companhia de informática de Jundiaí, Daniel Bocalão, também apoia a ideia. "O acesso é livre. A pessoa precisa apenas fazer um cadastro e, feito isso, poderá utilizar o serviço de qualquer lugar".
 
Mas para se consagrar como a primeira cidade do Estado em soluções tecnológicas para a população, Jundiaí foi além das conexões gratuitas. Hoje, a cidade tem uma central de agendamento de consultas online para os usuários da rede de saúde pública e está prestes a lançar um aplicativo para smartphones e tablets para que a população possa se relacionar mais facilmente com a prefeitura.
 
"Imagine você chegar em um local e identifique um buraco ou terreno mal cuidado. Daquele lugar georreferenciado, você pode tirar uma foto, descrever o motivo e encaminhar para a prefeitura, podendo acompanhar o papel do governo através de um aplicativo", completou Bocalão.
 
Todas essas soluções podem – e devem – servir de exemplo para outras cidades brasileiras. Aliás, vendo o que fez Jundiaí, perguntamos: porque mais cidades não adotam iniciativas como essas? Sua cidade também oferece alguma facilidade tecnológica? Aproveite e conheça um pouco mais sobre a tecnologia WiMAX; nós separamos matérias bem detalhadas sobre o assunto para você ficar por dentro do assunto.
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas