Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 06/11/2011 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/nfc_a_tecnologia_que_transformara_seu_celular_em_um_cartao_de_credito/22011" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

NFC, a tecnologia que transformará seu celular em um cartão de crédito

  • Celulares
  • Compras
  • Dinheiro
  • Smartphones
Vídeos relacionados
Ver todos


Uma nova porta de comunicação - dá para definir assim o NFC: Near Field Communication, ou em português, Comunicação em Área Próxima. Esse é mais um novo recurso que está sendo incorporado aos celulares.

O funcionamento é simples e parecido com o que acontece hoje em catracas de edifícios comerciais. O NFC permite a troca de pequenos pacotes de informação entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou aparelhos próximos o bastante para que a transferência dos dados armazenados no chip seja realizada. As informações são criptografadas e todo o procedimento é controlado pelo próprio usuário.

Gustavo Gassman, diretor de vendas da Hid Global explica que a tecnologia "permite que as pessoas que estão carregando crachás de identificação para entrarem em empresas, através de catracas ou portas, façam isso através de um aplicativo dentro de um smartphone com a modalidade do NFC".

A tecnologia poderia ser aplicada em praticamente qualquer dispositivo, mas devido à sua popularidade, os escolhidos foram, é claro, os celulares. Mais especificamente os smartphones. Nos Estados Unidos e Japão, através do NFC já é possível comprar bilhete de trem, pagar compras e até adquirir ingressos para espetáculos. Mas as possibilidades vão além...

Os aparelhos celulares com NFC poderão abrir portas, ler preços, e muito mais. Na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, está em fase de testes o uso do NFC pelos alunos para acesso e controle de frequencia.

Gustavo também explica que não é difícil de se imaginar que daqui um tempo, quando alguém fizer um reserva de hotel, por exemplo, consiga usar um aplicativo para baixar a chave de seu quarto. Então, evitaria o check-in. Se você possui acesso à internet, essa seria uma das aplicações.

Apesar de ainda estar se espalhando, o NFC não é uma tecnologia nova. Ela existe desde 2004, mas parece que agora ela virou mesmo a "bola da vez". Até porque, já existem vários projetos usando o NFC para substituir até o cartão de crédito!

Mesmo antes de o NFC pegar por aqui, já existem aplicativos para que profissionais liberais possam cobrar seus serviços com cartão de crédito através do smartphone. Se você é um profissional liberal, essa pode ser uma boa alternativa. No campo da curiosidade, já tem táxi que aceita pagamento via celular aqui mesmo, no Brasil. Se você quiser conhecer o recurso para profissionais liberais e as experiências dos táxis, acesse os links que estão junto desta matéria.
Página 1/198
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas