Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 26/02/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/cd,-dvd,-pen-drive,-hd-externo-ou-nuvem-qual-o-melhor-para-backup-de-arquivos/24351" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Qual a melhor mídia para o backup de seus arquivos?

  • backup
  • Cloud computing
  • DVD
  • HD
Vídeos relacionados
Ver todos


Qual é o melhor meio para fazer backup dos seus arquivos? CD, DVD, pen drive, HD externo ou a Nuvem? Seja ele qual for, todos têm a mesma finalidade. A diferença está na capacidade, vida útil e segurança de cada um. Fábio Kafka, diretor de criação da Pixelz, diz que, aqui, "conta muito a quantidade de espaço que a pessoa vai precisar".

Os CDs são os que oferecem menor capacidade e, provavelmente por isso, vêm perdendo espaço contra seus concorrentes. Ainda que seja muito barato – na maioria das vezes custam menos do que R$1,00 – o CD armazena, em média, apenas 700MB de conteúdo. Bastante similar, o DVD suporta cerca de 4GB de arquivos e não custa muito mais caro. Já os pen drives, HD externos e até o próprio armazenamento na nuvem têm tamanhos variáveis, podendo ultrapassar os 1000GB, ou 1TB de conteúdo. E, nestes casos, há opções para todos os bolsos.

Diferente das mídias em disco, como o CD e o DVD, o pen drive e o HD externo não têm tempo de vida útil. Fábio explica que "o HD e o pen drive são muito mais seguros do que uma mídia de CD, porque ele pode riscar, a qualidade dele pode não ser tão boa e, com isso, você pode perder alguns dados. Enquanto isso, no HD, que é um disco físico em que você vai guardar todos os bits, você tem uma maior durabilidade, até porque ele possui um capa protetora", diz.

Agora no quesito facilidade e segurança, o mais novo meio de armazenamento é também o mais confiável: o armazenamento na nuvem, ou "cloud computing". Ainda que muita gente tenha um pé atrás com a novidade, quem usa garante que não há alternativa mais prática.

"Ela te garante uma redundância. No caso do CD, como já disse, há o perigo dele riscar e você perder os dados ou o HD queimar, fazendo você perder seus dados também. Você pode até tentar recuperá-los, mas há um custo muito alto", explica Fábio.

Para quem ainda não conhece, quando falamos de armazenamento na nuvem, estamos falando de serviços online em que você adquire uma espécie de "HD virtual". Ali, você guarda todos os seus arquivos em uma pasta na web e tem a facilidade de poder acessá-la de qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

Fábio Kafka diz que se ele fosse fazer o backup de seu computador em CDs, haveria uma pilha deles: "Na nuvem, eu tenho o espaço, um usuário e senha, e todos os meus arquivos podem ficar lá", completa.

Hoje existem diversos serviços gratuitos de armazenamento na nuvem. Se você ainda não conhece e quer saber qual é o melhor deles, nós já fizemos isso pra você. Confira nossos testes, e escolha o que melhor se adapta à sua necessidade.
Últimas notícias
Ver todas