Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 31/05/2012 às 19h05
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/socl-a-rede-social-da-microsoft-para-estudantes-e-pesquisas-academicas/26591" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Review: experimentamos a So.cl, rede da Microsoft para estudantes e pesquisas acadêmicas

  • Microsoft
  • redes sociais
Vídeos relacionados
Ver todos


A Microsoft liberou na última semana a So.cl, um site com uma interface semelhante a dos já conhecidos Facebook e Google Plus. Mas aqui, a interatividade está principalmente no ensino e discussão de novos conteúdos, já que o serviço apresenta ótimos benefícios para quem é estudante.

A conexão pode ser feita de duas maneiras: por sua conta da Windows Live ou pelo Facebook. Logo ao acessar a página inicial, o site exibe alguns dos tópicos mais discutidos naquele momento, além de dicas do que você pode acessar de acordo com as suas preferências de usuário. Aqui neste menu lateral, à esquerda, se localizam as opções para postagem, perfil, interesses e o feed de notícias dos seus contatos, pois, assim como no Twitter, é possível seguir outras pessoas. E não é só isso: as tags também podem ser seguidas, criando comunidades específicas segundo o seu gosto pessoal.

Usando o Bing como motor de buscas, você pode fazer suas pesquisas usando uma barra personalizada no topo da tela. Os termos, imagens ou vídeos pesquisados são organizados na rede e compartilhados em seu mural. A princípio, eles ficam visíveis para todos os usuários ou apenas para os seus amigos, mas podem ser alterados em suas configurações de privacidade. A So.cl também permite aprovar esses conteúdos através de um emoticon, que funciona como o "curtir" do Facebook, mas nós o apelidamos de "Smile".

Outra opção interessante é a "Riff", que possibilita a postagem de pesquisas direto no seu perfil e adicionar comentários, sem muita complicação. Por fim, o "Video Parties" é uma forma interessante para reunir colegas e fazer conferências em grupos, já que é possível montar uma lista de vídeos educacionais e conversar via chat com outros usuários em tempo real.

Além de proporcionar o compartilhamento de mídia, a So.cl não pretende concorrer nem substituir as ferramentas de outras redes sociais. Como a própria Microsoft disse, o serviço foi criado para se integrar com sites já conhecidos do público, como Twitter, LinkedIn, Facebook, Google+ e tantos outros, e unificar todas as formas de conhecimento para auxiliar os estudantes em trabalhos e pesquisas escolares. E aí? Que tal descobrir novas formas de aprendizado com a So.cl?

Últimas notícias
Ver todas