Tem espaço pra todo mundo: saiba como ser um novo sucesso no YouTube

Alguns viraram celebridades com seus milhares de seguidores. Muitos conseguem fazer um bom dinheiro através da plataforma. O tempo passa e os “youtubers” continuam em alta – principalmente entre os mais jovens. Por mais saturada que a plataforma pareça estar, acredite, ainda tem bastante espaço para ser conquistado. Mas a fama não vem fácil... muito menos o dinheiro.

Há pouco mais de quatro meses, o Guilherme e a Mariana resolveram se aventurar no YouTube. Nenhum dos dois criou o canal com a pretensão de ganhar dinheiro ou ficar famoso. O Guilherme só queria um espaço para expor suas ideias e debater as polêmicas do universo LGBT. Com mais de 1500 inscritos no seu canal, ele acredita que dá para crescer muito mais...

Quando decidiu criar seu canal, a Mariana também não estava pensando em dinheiro. A proposta era experimentar. Ela produz vídeos que abordam diversos temas do ponto de vista de uma mulher de 30 anos. Nenhum dos dois ainda ganha nada com o YouTube, mas, é óbvio, se der para fazer uma graninha, será muito bem-vinda.

O YouTube é a segunda maior plataforma de busca na internet – só fica atrás do próprio Google. Em 2010, já eram publicadas cerca de 35 horas de vídeo por minuto; hoje são mais de 500 horas de novas publicações por minuto!

Interessante é que ao mesmo tempo que cresceu o número de gente publicando vídeos no YouTube, tem cada vez mais gente assistindo vídeos online na plataforma também. Um dos principais fatores – além de o pessoal estar um pouco cansado da TV – foi a popularização dos smartphones. Atualmente, qualquer um pode acessar a plataforma através do dispositivo móvel e assistir o que bem entender quando quiser e com boa qualidade.

Mas, se tem espaço, a grande pergunta é: como faz pra ganhar dinheiro no YouTube? Primeiro é interessante entender que qualquer renda virá através de ações de marketing embutidas no próprio conteúdo ou publicidades inseridas no vídeo.

Para monetizar o conteúdo publicado e ter um retorno minimamente interessante é preciso ter audiência. Quanto mais, melhor. E se tem gente para assistir os mais diversos conteúdos, a questão passa a ser outra: como conquistar esses seguidores!? Todo esse pessoal aqui está atrás exatamente disso: aprender a criar, publicar e gerenciar vídeos interessantes e bem feitos para conquistar seu próprio público. Neste espaço, o YouTube oferece gratuitamente palestras e dicas para os novatos. Em uma academia online, também existe um manual de boas práticas do criador. Algumas delas a gente adianta aqui...

Mesmo sem nenhum tutorial ou aula, o Guilherme parece estar no caminho certo. Assim, é bem provável que seus seguidores se multipliquem em breve e, quem sabe, logo ele não se torna mais uma celebridade digital... Agora, se você também tem alguma pretensão com os vídeos online, mãos à massa – as dicas, o caminho e até bons exemplos, você já tem! Ah!

E nós separamos o link para a academia online do YouTube para vocês: ele está logo abaixo da janela desse vídeo no Olhar Digital.com.br. Aproveite!

Academia de criadores 

Aprenda com a Academia de criadores do YouTube



RECOMENDADO PARA VOCÊ