Testamos a primeira câmera 360° da Samsung: cara, mas divertida

Uma câmera capaz de gravar tudo que se passa ao redor. Esta é a proposta do Gear 360, dispositivo da Samsung recém-lançado no Brasil. E o aparelho cumpre o que promete. Embora ainda seja pouco acessível, porque depende de um smartphone top de linha da Samsung para funcionar, a câmera produz imagens impressionantes.

O Gear 360 é um aparelho bem pequeno para a sua potência. Com cerca de cinco centímetros de altura e largura, a câmera tem duas lentes grande-angulares para capturar imagens em 360 graus. As imagens são armazenadas em um cartão microSD, e podem ser acessadas por meio de um smartphone.

É preciso ter um Galaxy S6 ou aparelho superior da Samsung para se conectar à câmera via bluetooth, usando um aplicativo específico. O aplicativo transforma o smartphone no painel de controle da câmera, a partir do qual é possível gerenciar as imagens gravadas.

Depois de se conectar, o smartphone também funciona como visor. É possível escolher entre ver cada uma das lentes separadamente, ou ver a imagem completa em 360 graus de uma vez só. Nesse modo de exibição, a imagem das duas lentes pode ser mostrada separadamente, ou como uma única imagem panorâmica.

Nos vídeos gerados pela Gear 360, dá pra navegar pela imagem usando o mouse ou a tela do smartphone para ver diferentes partes da gravação. Por meio do aplicativo, o usuário também pode compartilhar rapidamente os vídeos nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Leva algum tempo para se acostumar com os vídeos gravados pela câmera. Mas uma vez que você entende como ela funciona, usá-la se torna muito divertido. Como tudo que acontece ao redor dela é capturado ao mesmo tempo, quase não é necessário mexer a câmera. Além disso, o software que une as imagens das duas lentes é surpreendentemente preciso, e gera conteúdos de ótima definição. Por outro lado, por causa das lentes grande-angulares, a câmera funciona melhor para gravar imagens externas e paisagens do que detalhes e lugares fechados.

A Gear 360 é uma câmera muito interessante. Mas, ela também é bastante cara. Por si só, ela custa dois mil e seiscentos reais, e os smartphones compatíveis dificilmente saem por menos que isso. Se você está em busca de uma nova maneira de criar vídeos, ou já tem um top de linha da Samsung, a Gear 360 pode valer a pena.



RECOMENDADO PARA VOCÊ