Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 09/09/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/twitter-pode-ser-usado-como-aula-de-historia/28926" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Twitter pode ser usado como aula de história

  • História do PC
  • redes sociais
  • Twitter


Twitter também é cultura! E você sabia que alguns perfis ou pessoas se dedicam a contar histórias com apenas 140 caracteres por dia? Isso mesmo, o “Olhar na Web” desta semana traz três sugestões para você acompanhar roteiros completos através do microblog e viajar no tempo. Ainda está tudo em inglês, mas a ideia está lançada e você pode ser o primeiro a traduzir os tweets; que tal?!

Em abril de 1912, o Titanic bateu em um enorme iceberg e afundou no Oceano Atlântico. Essa história quase todos nós conhecemos. Mas os detalhes vieram em forma de homenagem. Em 2012, o trágico evento completou 100 anos. O repórter do Next Web, Paul Sawer, resolveu usar o Twitter para recontar essa história. No mês do acidente, ele publicou, em tempo real tweets sobre o acidente. Além dos 140 caracteres diários, ele publicou também fotos, desenhos e diversas informações sobre o ocorrido. Mais de 80 mil pessoas acompanham a narrativa...

Este não foi o primeiro perfil no Twitter contou uma história antiga em tempo real. A Segunda Guerra Mundial também tem sido relatada por esta conta desde 2011 e deverá continuar até 2017, caso o dono do perfil continue atualizando a rede. Um aluno formado em história pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, é o criador do ambicioso projeto. A ideia de Alwyn Collinson, de 24 anos, é fazer com que as pessoas sintam-se como se realmente estivessem lá. A conta é atualizada cerca de 40 vezes por dia. Alguns posts são comoventes, como o relato de uma enfermeira contando que foi necessário deixar pessoas morrer no corredor por não haver espaço na enfermaria. O número de seguidores da conta já passa de 250 mil.

Existem outras diversas histórias sendo contadas no Twitter. Este perfil, por exemplo, narra a história fictícia de uma jovem mulher vivendo nas ruas de Berkeley, nos Estados Unidos. Bom, infelizmente todos esses canais ainda estão disponíveis somente em inglês. Mas todos eles avisam que procuram e até já receberam propostas de voluntários para traduzir os posts para outros idiomas; inclusive o português.

Se você quiser colaborar com esse pessoal, acesse olhadigital.com.br. Nos links que acompanham este texto você encontra os endereços desses perfis. E caso você conheça alguma história já em português, conte pra gente. Deixe seus comentários e participe!

Página 1/199
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Página 1/4
<< < 1 2 3 4 > >>
Últimas notícias
Ver todas