Embed Apagar a luz Acender a luz Publicado em 04/03/2012 às 15h45
Copie e cole o código abaixo para compartilhar ou incorporar o vídeo.
<iframe src="http://olhardigital.uol.com.br/embed/ultrabooks-veja-o-que-os-fabricantes-prometem-para-esses-produtos/24559" frameborder="no" scrolling="no" width="460" height="290"></iframe>
FECHAR

Ultrabooks: veja o que oferecem os modelos que já estão à venda no Brasil

  • Acer
  • Asus
  • LG
  • Ultrabook


Alguns modelos estão disponíveis para o consumidor brasileiro desde o Natal do ano passado. Com apenas 9 milímetros de espessura, o modelo da Asus, por enquanto, é um dos mais finos da categoria. Não por acaso, é também o mais leve, com apenas 1,10kg.

Guido Alves, gerente de marketing da Asus explica que o Ultrabook, além disso tudo, "traz muito mais performance para o usuário". Ele explica que isso era algo que as pessoas tinham que abrir mão, no passado, para terem um computador fino e leve. Então, o Ultrabook vem para revigorar a categoria de PCs, sendo bastante diferente nas especificações, no formato, no acabamento: "Isso traz um entusiasmo muito grande, até mesmo para nós, que estamos muito acostumados a ver esse tipo de inovação tecnológica", comenta.

Para ser classificada como Ultrabook, a máquina precisa atender uma série de especificações que vão além da elegância e da espessura. O computador deve trazer bateria de longa duração, tempo de inicialização inferior a dez segundos – o que, diga-se de passagem, é bem rápido – e ainda novas características de segurança, como a tecnologia de proteção à identidade do usuário, por exemplo.

"Nós vemos a categoria de Ultrabooks como a evolução natural do mercado de notebooks. Conforme o mercado vai se ampliando, vão surgindo novos segmentos mais dedicados para determinados usos do consumidor", diz Anderson Kanno, gerente de produtos da Acer: "Nós estamos olhando para essa mudança e o Ultrabook vem atender uma nova demanda do mercado".

Como a concorrência também não para de crescer, as marcas decidiram ir um pouco além dessas especificações primárias para ganhar a preferência do consumidor. Guido diz que a Asus traz "uma porta USB 3.0 e a SSD, que é uma nova tecnologia de armazenamento muito mais rápida e que consome muito menos energia". Ele explica que os dois modelos da empresa vêm equipados com essa tecnologia, "o que traz uma experiência geral de produtividade com o computador muito maior do que um HD tradicional".

Já Dolf Weimer, gerente de produtos da LG, afirma que os modelos de Ultrabooks da empresa possuem duas opções de armazenamento: "Para o modelo de 13,3" há apenas o SSD. Para o de 14", há o modelo híbrido, que possui SSD e HD convencional", diz.

Alguns modelos trazem mais uma função bastante interessante, que, similar à tecnologia Wi-Fi, permite a transmissão do sinal do computador direto para uma TV de alta definição ou um tablet que possua a mesma função sem a necessidade de qualquer cabo.

Os fabricantes acreditam que é apenas questão de tempo para que a nova categoria domine o mercado de laptops. Mas, e os preços? Anderson diz que "o produto é de alto desempenho, com design superior, características novas e com um preço acessível".

A partir do segundo semestre de 2012, entraremos em uma nova fase dos Ultrabooks, quando eles virão equipados com a 3ª geração dos processadores Core, ou seja, ainda mais desempenho. E nos próximos anos, a evolução promete ser ainda mais surpreendente.

Guido Alves explica que "outras gerações devem ser apresentadas ao longo deste e dos próximos 2 ou 3 anos. Então, você deve começar a ver, em um futuro muito próximo, Ultrabooks equipados com ainda mais tecnologia". Ele cita como exemplo as telas de toque e conversíveis, armazenamentos superiores e outras tecnologias que podem ser embarcadas.

Últimas notícias
Ver todas