Veja as novas aplicações da realidade aumentada

Links:
iTunes: equipAR!
Modelo 3D

Realidade Aumentada. Já ouviu falar? Essa é uma das tendências mais bacanas da tecnologia dos últimos tempos. Mas, apesar de ser tendência, a brincadeira não é exatamente nova. Foi criada há quase 30 anos! Mas, apenas agora, com computadores mais ágeis e interfaces mais inteligentes, ela começa a se popularizar e ganhar aplicações mais bacanas!

Viemos ao interior de São Paulo, mais especificamente a Campinas. Aqui, na Unicamp, pesquisadores da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo apostam na Realidade Aumentada como suporte ao ensino e às pesquisas nas áreas de arquitetura e construção.

Alguns especialistas chegam a afirmar que a tecnologia será tão transformadora quanto a própria internet.

Por aqui, as pesquisas se transformaram em algumas aplicações de Realidade Aumentada. Uma das experiências dá vida nova à história da Unicamp. Com o aplicativo desenvolvido pelos alunos, é possível sobrepor a imagem da praça original sobre a atual e observar as transformações ocorridas ao longo das últimas décadas. Bem interessante.

Já neste projeto, cada marcador representa um equipamento de lazer, como quadra esportiva, playground, campo de futebol, pista de skate… Com esse trabalho, foi possível inserir em 3 dimensões os equipamentos que podem equipar a futura praça. Tudo isso feito com processamento local, sem precisar recorrer à internet.

Os aplicativos baseados em localização geográfica também são bem interessantes; principalmente em áreas externas.

A Realidade Aumentada não tem sido usada apenas por engenheiros e arquitetos. Profissionais das áreas médica, publicitária e de jogos eletrônicos também apostam cada vez mais na tecnologia. Isso, sem contar o poder pedagógico da ferramenta.

Se no início a tecnologia era restrita a profissionais da computação, e requeria uma verdadeira parafernália, hoje em dia tablets e smartphones dão conta do recado. E a chegada de aparelhos, como o o Google Glass deve levar a tecnologia a outro patamar.

E você, já experimentou a Realidade Aumentada de alguma forma? O que acha da tecnologia? Aliás, se você quiser se divertir e experimentar o modelo 3D da praça desenvolvido pela Unicamp, acesse o link abaixo do vídeo. Lá você poderá baixar o aplicativo e imprimir os marcadores para se divertir um pouco. Acesse, confira e depois deixe seu comentário: divida com a gente o que achou da brincadeira.



RECOMENDADO PARA VOCÊ