Viciados em séries: sintoma de solidão ou pura diversão?

Links:
Calcule quanto tempo você já passou assistindo séries

A Nathanna já perdeu as contas de quantas séries inteiras assistiu; no último ano ela acompanhou pelo menos oito e, atualmente, assiste quatro ao mesmo tempo.

A Cristiane faz parte do mesmo clube: já assistiu mais de 20 séries e atualmente acompanha sete, diariamente... Ela até arriscou um cálculo aproximado para ver quantas horas já ficou em frente a telinha.

O que chama atenção é que as duas não estão sozinhas neste barco, ou melhor, neste sofá. Com a popularização dos serviços de streaming assistir a uma verdadeira maratona de capítulos é uma coisa bastante normal que faz parte do dia a dia de muita gente. Nos Estados Unidos, o hábito tem até nome: Bing (lê-se bíndge) watching. Se antes era preciso esperar uma semana para um novo episódio, com as séries completas disponíveis nos serviços de streaming, é possível assistir uma temporada inteira sob demanda... e, muitas vezes, é isso mesmo que elas fazem – de uma só vez!

As duas garantem que nunca deixaram de fazer nada “importante” para ficar em casa assistindo séries. O hábito parece inofensivo, mas uma pesquisa recente da Universidade do Texas dá conta de que o binge-watching pode mascarar sintomas de solidão e até depressão. O estudo concluiu que quanto mais solitária e deprimida a pessoa, maior é a chance dela embarcar em uma maratona em frente à TV.

Por outro lado, a pesquisa é um tanto inconclusiva. O binge-watching só seria mesmo um problema se a pessoa não conseguir sair da frente da TV mesmo sabendo que tem outras coisas para fazer – ou ainda se deixasse muita coisa de lado exclusivamente para assistir a séries. Pelo menos com essas duas moças, não parece que seja o caso.

Uma função que colabora bastante para esse “aprisionamento” em frente à tela é o autoplay. Assim que um episódio termina, há uma breve pausa de apenas 15 segundos e... pronto... já outro capítulo começa, automaticamente. Neste caso, é preciso ter mesmo muito autocontrole e saber a hora de desligar a TV.

E você? Se encaixa neste perfil? Será que as séries se tornaram um problema na sua vida ou está longe disso? Para quem tiver curiosidade, neste site é possível calcular o tempo que você já passou em frente à TV ou computador assistindo seriados; basta digitar o nome da série, quantas temporadas assistiu e ir somando. Cuidado para não se assustar no final; ou melhor, assuste-se mesmo, se você estiver deixando outras tarefas de lado por conta do binge-watching. Estabelecidos os limites, cá entre nós, esse é um jeito bem bacana de assistir TV, não é?  



RECOMENDADO PARA VOCÊ